1)
"O General Pedro Aurélio de Góis Monteiro, em nome das classes armadas, declara que o Exmo. Sr. Presidente da República, diante dos últimos acontecimentos políticos, se afastara do governo, transmitindo o poder ao Presidente do Supremo Tribunal Federal. O Sr. Presidente fará uma proclamação ao povo brasileiro, concorrendo com a sua renúncia de alto patriotismo para que a ordem pública não sofra solução de continuidade e se mantenha inalterado o prestígio do Brasil". (ALMANAQUE FOLHA, 1945). O texto acima faz referência à renúncia do presidente Getúlio Vargas, que recebeu grandes pressões de grupos políticos para que deixasse o poder. Quais foram estes grupos políticos
Alternativas:
a)
Os generais rebelados, e os representantes do conservadorismo político da época.
b)
Os membros da política oligárquica da Primeira República, que finalmente voltaram ao poder.
c)
Os comunistas, como Luiz Carlos Prestes, e os integralistas, que ansiavam pelo fim da Era Vargas.
d)
Os políticos reacionários, que em conjunto com os membros da elite intelectual do Brasil, lutaram pela derrocada do governo Vargas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
alternativa A O estopim se deu peloo fato de Vargas ter nomeado como Chefe de Polícia o seu irmão, Benjamin Vargas, dias após ter adiado as eleições presidenciais, Góis Monteiro, Chefe do Estado Maior, assim que soube, convocou a cúpula das Forças Armadas e decidiu não protelar o golpe.
angelitaeurico:
obrigada
Perguntas interessantes