1) O fundamentalismo religioso contemporâneo apresenta obstáculos significantes ao pluralismo e à consolidação de ambientes democráticos. Esta modalidade de fanatismo estimula a segregação social, ao criar categorias dos adeptos e não adeptos da fé oficial; reduz as possibilidades de diálogo em meio à comunidade, já que as pessoas orientam a sua conduta por crenças específicas, que podem estimula a intolerância. DE CONTI. Hugo Martarello. Sociedade Brasileira e Cidadania. Editora Educacional S. A. Londrina. PR. 2019. Sobre a liberdade religiosa, no Brasil, é correto afirmar que
Soluções para a tarefa
No Brasil, a laicidade do Estado é assegurada através da Constituição Federal e ninguém pode ser privado de direitos por crença religiosa (alternativa B).
A liberdade religiosa no Brasil
A Constituição Federal assegura a liberdade religiosa em seu art. 5º, VI, através da inviolabilidade da liberdade de consciência e crença. Com isso, é assegurado o livre exercício dos cultos religiosos, além da proteção desses locais e de suas liturgias. Entretanto, ainda existe bastante preconceito com religiões no Brasil, especialmente as de matriz africana.
Leia mais sobre a Constituição Federal de 1988 em:
https://brainly.com.br/tarefa/7127118
#SPJ1
A questão está incompleta, seguem abaixo as alternativas:
a) os direitos são garantidos somente por aqueles que professam a religião oficial do Estado.
b) a liberdade religiosa é garantida por lei e ninguém pode ser privado dos seus direitos por motivo de crença religiosa.
c) há uma série de religiões que convivem separadamente, havendo relação entre a crença e a política.
d) o direito a liberdade religiosa é garantida somente aos brasileiros, sendo que os estrangeiros precisam professar uma crença aceita no Brasil.
e) o Estado tem uma religião oficial, que é praticada pela maioria dos brasileiros.
Resposta: liberdade religiosa
Explicação:
B