1)
O fundamentalismo religioso contemporâneo apresenta obstáculos significantes ao pluralismo e à consolidação de ambientes democráticos. Esta modalidade de fanatismo estimula a segregação social, ao criar categorias dos adeptos e não adeptos da fé oficial; reduz as possibilidades de diálogo em meio à comunidade, já que as pessoas orientam a sua conduta por crenças específicas, que podem estimular a intolerância.
DE CONTI. Hugo Martarello. Sociedade Brasileira e Cidadania. Editora Educacional S.A. Londrina.PR.2019.
Sobre a liberdade religiosa, no Brasil, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
o Estado tem uma religião oficial, a cristã, que é praticada pela maioria dos brasileiros.
b)
a liberdade religiosa é garantida por lei e ninguém pode ser privado dos seus direitos por motivo de crença religiosa.
c)
há uma série de religiões que convivem separada e segregadamente, havendo relação explícita entre a crença e a política no Brasil.
d)
os direitos são garantidos somente por aqueles que professam a religião oficial do Estado.
e)
o direito à liberdade religiosa é garantido somente aos brasileiros, os estrangeiros precisam aderir a uma crença aceita no Brasil.
2)
Vivemos num mundo cada vez mais conectado e nunca tivemos tanta informação sobre o que está acontecendo no mundo como agora, mas isso parece não se refletir em um mundo mais tolerante e democrático.
Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
O aumento da conectividade entre as pessoas faz com que elas estejam mais próximas da realidade um do outro e por isso mais dispostas a aceitar e respeitar todas as diferenças.
b)
Tanto o caso do garoto sírio que morreu afogado, quanto a jornalista húngara flagrada chutando crianças refugiadas que tentavam entrar no seu país, são exemplos isolados de uma intolerância que não reflete o comportamento da maioria dos países.
c)
Um dos efeitos da maior conectividade entre as pessoas é perceber uma grande disponibilidade em ajudar os países em guerra, dando abrigo e apoio para aqueles que decidem abandonar esses locais.
d)
O conhecimento sobre fatos marcantes, como a guerra na Síria e a questão dos refugiados não se reflete em ajuda para essas pessoas, em muitos casos, há um aumento dos exemplos de intolerância e xenofobia.
e)
A diminuição da produção de riquezas no mundo é a causa da maioria das guerras, não é possível produzir bens de consumo e alimentos suficientes para todas as pessoas no mundo, por isso parte da população sofre com a escassez de recursos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
LETRA C
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO!
Resposta:
GABARITO: Av2 - Sociedade Brasileira e Cidadania - B
1 - b) a liberdade religiosa é garantida por lei e ninguém pode ser privado dos seus direitos por motivo de crença religiosa.
2 - d) O conhecimento sobre fatos marcantes, como a guerra na Síria e a questão dos refugiados não se reflete em ajuda para essas pessoas, em muitos casos, há um aumento dos exemplos de intolerância e xenofobia.
3 - b) houvesse a separação entre religião e política.
4 - a) Cada vez mais pessoas que não se identificam com seu gênero de origem fazem a transição de gênero, o que soa como uma ameaça aos papéis sociais anteriormente estabelecidos.
5 - c) há uma relação entre a questão do preconceito religioso e o preconceito racial.
Explicação:
Corrigido pelo AVA