1. O final da década de 1970 foi marcada pelo processo de abertura política, sobre esse período é correto afirmar que: *
1 ponto
Os setores da sociedade pouco se mobilizaram, uma vez que os objetivos de cada segmento eram diferentes, impossibilitando a luta pela redemocratização.
Os militares propuseram uma abertura “ampla, geral e irrestrita”, para assim descaracterizar a repressão dos governos anteriores e evitar julgamentos e processos na justiça pela perseguição, tortura e mortes durante o regime militar.
Durante o processo de abertura política, destacou-se o movimento sindicalista, liderando as primeiras greves operárias contra o achatamento dos salários e o autoritarismo do governo militar.
A tentativa de aprovação da Lei da Anistia foi um marco no processo de abertura política do Brasil, porém os militares conseguiram que a lei não fosse votada e, consequentemente, não aprovada, o que causou insatisfação de vários setores da sociedade brasileira contrários ao regime militar.
2. Sobre a campanha “Diretas Já” na década de 1980 podemos afirmar que: *
1 ponto
Embora tenha ocorrido uma intensa mobilização popular para a aprovação da Emenda conhecida como “Dante de Oliveira”, o regime militar articulou pela não aprovação das eleições diretas para presidente, a escolha para presidente aconteceu, em 1985, de forma indireta.
Devido a intensa mobilização popular, o governo militar não se opôs a aprovação da Emenda que garantia eleições diretas para presidente, essa conquista possibilitou a escolha, de forma direta, para as eleições de 1985, quando foi eleito o candidato da oposição Tancredo Neves.
Com a não aprovação da Emenda Dante de Oliveira, que previa as eleições diretas para presidente, a população saiu as ruas manifestando seu descontentamento com o governo militar, o temor de que a revolta tivesse grandes proporções fez com que o regime militar considerasse novamente a votação e aprovação das eleições diretas para presidente.
A Emenda não foi aprovada em 1984, os deputados consideraram que era mais prudente manter a eleição indireta para presidente, a oposição conseguiu apenas 100 votos para a aprovação da emenda, e a eleição de 1985 ocorreu de forma indireta com a vitória do governista Paulo Maluf.
2-Embora tenha ocorrido uma intensa mobilização popular para a aprovação da Emenda conhecida como “Dante de Oliveira”, o regime militar articulou pela não aprovação das eleições diretas para presidente, a escolha para presidente aconteceu, em 1985, de forma indireta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
História Aula 52
1 - C
2 - A
Explicação: Classroom 22/10
1 - Sobre o processo de abertura política é apontado afirmativa c) Durante o processo de abertura política, destacou-se o movimento sindicalista, liderando as primeiras greves operárias contra o achatamento dos salários e o autoritarismo do governo militar.
A abertura política se apresenta como um processo onde ocorreu a liberação do regime militar que durante um período governou o Brasil. Esse processo teve como início e marco principal o ano de 1974 que decorreu do governo Geisel e Figueiredo.
Após a posse de Geisel o governante localizou uma deterioração da economia e o descontentamento da sociedade. Essa proposta de mudanças no que decorre do poder e do abrandamento de formas para a repressão.
A abertura se apresenta pela questão de contrapor o fechamento do regime nos governos de Costa e Silva e Médici.
Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/4058698
2 - Sobre a campanha Diretas Já podemos afirmar que Embora tenha ocorrido uma intensa mobilização popular para a aprovação da Emenda conhecida como “Dante de Oliveira”, o regime militar articulou pela não aprovação das eleições diretas para presidente, a escolha para presidente aconteceu, em 1985, de forma indireta.
Diretas Já é um movimento que tem como elemento o cunho popular pelo qual tinha como objetivo a retomada de eleições diretas em função do cargo para a presidente da República no Brasil.
Existiu um evento de uma grande concentração dos apoiadores do evento no RJ. Várias pessoas ouviram sobre o voto direto na Candelária depois do comício.
Durante a conclusão da questão das Diretas Já artistas e políticos se dividiram palanque para os atos que tiveram o dia 25 de maio quando ocorreu a votação da emenda que propus as diretas.
Essa sessão foi considerada de tensão e de muito movimento.
Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/4175834
Espero ter ajudado.