1- O filme Drácula- de Bram Stoker baseia -se na obra Drácula, do escritor irlândes Bram Stoker (1847-1912), autor também de outros livros. A história, no livro se passa em Londres, em 1897. No filme é incluída uma parte introdutória que apesar de não existir no livro de Stoker corresponde à pesquisa histórica feita pelo escritor a respeito das origens da Lenda do Conde Drácula.
Responda:
a- O que caracterizava a personagem Vlad Tepes ou Vlad Drakul?
b- Qual era a situação política da região dos Montes Cárpatos (onde se passa a história ) no século XV?
c- Segundo o filme, que relação tinha a ordem de Drakul com a Igreja Católica?
2- Faça uma pesquisa em torno da figura histórica de Vlad , o empalador e levante informações relativas às seguintes questões:
a- Por que Vlad tinha o hábito de empalar seus inimigos?
b- A razão do suicídio da esposa do príncipe Vlad coincide com a que é dada por Coppola no filme?
c- No vida real , o príncipe Vlad rompe com a Igreja porque tinha interesse no comércio com os turcos, o que era proibido pelo Catolicismo. No filme, Coppola dá outra versão a essa ruptura. Qual era?
3- O vampiro Conde Drácula tanto nas lendas quanto no filme de Coppola , é associado à figura do demônio . Que características demoníacas podem ser identificadas na personagem da história?
4- Em várias situações do filme, aparece um olho em destaque. O que esse olho representa?
5- No mundo dos vampiros , o sangue é um elemento físico, orgânico, que representa a vida.
a- Que importância tem o sangue no filme? Cite uma cena que ele tem destaque.
b- O que no filme e no livro aproxima a lendária atração dos vampiros por sangue e a personagem histórica Vlad Tepes?
6- A obra de Bram Stoker e os diversos filmes feitos a partir dela, situam-se na tradição gótica, que ganha forte expressão no Romantismo.
a- Faça um levantamento dos elementos do filme que se filiam a essa tradição .
b- A sonoplastia é importante na criação da atmosfera gótica? Por quê?
7- Na última cena dentro da igreja, Drácula ferido, pede à Mina que o liberte. Além disso, diz a ele: "Nosso amor é maior do que a morte".
a- O que significa a libertação para Drácula?
b- Com a libertação de Drácula, Mina também seria liberta? Por quê?
Soluções para a tarefa
1) a. A obra Drácula, de Bram Stocker, foi baseado na vida de Vlad o Empelador, que era caracterizado por uma extrema racionalidade, insensibilidade, frieza e crueldade.
b. A situação política da região do Montes Cárpatos no século XV era de ameaça constante em função da invasão muçulmana promovida pelos turcos-otomanos.
c. A relação da Ordem de Drakul com a Igreja Católica era de coesão, visto que a ordem foi criada por um imperador Católico e lutava para defender os europeus de invasões otomanas.
2) a. Sobre a figura histórica de Vlad, o mesmo tinha o hábito de empalar seus inimigos porque aprendeu isso com os turcos-otomanos, sendo que ele foi refém deles durante a infância, adolescência e parte da vida adulta. Era uma forma de vingança contra eles.
b. A primeira esposa de Vlad se suicidou quando os turcos iam tomar seu castelo, pois preferia a morte do que ser abusada e escravizada por eles.
c. No filme a ruptura dá-se em função das práticas sinistras de Vlad, que iam contra o cristianismo.
3. As características demoníacas de Vlad são sua frieza, crueldade, sadismo e prazer em provocar dor e sofrimento nas pessoas, tal como queimar vivas mais de 3 mil pobres e mendigos.
4. O olho pode representar o olho de Hórus ou mesmo algo satânico.
5) a. No filme o sangue representa a vida e a humanidade, que é corrompida pelo mal, representado pelos vampiros.
b. No filme o sangue liga-se com Vlad pelo fato de representar o prazer em causar a dor e o sofrimento, algo que o personagem histórico gostava.
6) a. A tradição gótica se evidencia na fotografia e iluminação, bem como vestimentas e edificações. Em b) a sonoplastia é importante porque a música dita o tom do filme.
7) a. A libertação para Drácula seria a morte. Em b) Mina também seria libertada porque morreria.
Abraços!