1. O êxodo rural no Brasil foi mais intenso entre as décadas de 1960 e 1980, período em que também se intensificou o processo de urbanização no país. Podemos destacar como as principais causas do êxodo rural no Brasil: *
1 ponto
a) a mecanização do campo, que substituiu a mão de obra humana por máquinas, forçando a migração do trabalhador do campo para as cidades.
b) a política de governo implantada na ditadura militar, que incentivava a ida das pessoas para as cidades a fim de facilitar o controle social pelo Estado.
c) a grande quantidade de pragas na lavoura, que impossibilitava o cultivo de praticamente todos os tipos de gêneros agrícolas.
d) a grande quantidade de pessoas vivendo no campo, que diminuía a oferta de trabalhos disponíveis e incentivava a migração dos trabalhadores para as cidades em busca de trabalho.
2. Acerca da migração sazonal, onde as pessoas migram para se dedicarem a tarefas temporárias, ou seja, apenas em um determinado período, estão corretas as afirmativas a seguir, exceto: *
1 ponto
a) No Brasil, esse deslocamento é comum entre o Sertão Nordestino e a Zona da Mata.
b) Nesse tipo de migração, um grupo de pessoas muda de cidade, estado ou país permanentemente.
c) O deslocamento, em geral, dura alguns meses, mas o migrante continua tendo como referência de moradia o local de origem.
d) É o caso de trabalhadores rurais que vão todos os anos para outros estados trabalhar no corte de cana-de-açúcar, por exemplo, e, encerrado o período de colheita, retornam para seus estados de origem.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)a 2)b
Explicação:
a) a mecanização do campo, que substituiu a mão-de-obra humana por máquinas, forçando a migração do trabalhador do campo para as cidades.
O êxodo rural é marcado pela saída das pessoas do campo para as áreas urbanas, a maior parte das pessoas quando houve a mecanização do campo não conseguiu se adaptar e acabaram perdendo seus empregos e fazendo com que eles tenham ido para as cidades.
A mecanização do campo aumenta o potencial de produção e diminui a necessidade de mão-de-obra.
2 - c) O deslocamento, em geral, dura alguns meses, mas o migrante continua tendo como referência de moradia o local de origem.
Na migração sazonal as pessoas se deslocam de um local a outro para trabalhar, buscando principalmente conseguir o máximo de dinheiro possível em uma determina época do ano, mas o local de vida deles continua sendo o mesmo, apesar de em determinadas épocas eles viverem em outras regiões.
Aprenda mais: brainly.com.br/tarefa/5091505
Bons estudos!