1 - O estudo dos fósseis é de grande importância para a compreensão da história do planeta Terra e da distribuição dos seres vivos ao longo do tempo. O texto descreve um estudo geológico sobre as semelhanças entre dois continentes. Em 1927, o geólogo sul-africano Alexander Du Toit publicou no livro "Uma comparação geológica da América do Sul com a África do Sul" diversas seinelhanças entre os dois continentes. Uma delas diz respeito à presença exclusiva em ambas as regiões de um pequeno réptil aquático da ordem dos Mesosaurus. Com a presença do fóssil em continentes diferentes, pode-se comprovar que A-o Mesosaurus migrou de um continente para outro durante a Pré-História. B-o continente africano já esteve ligado à América do Sul há milhões de anos. C-a deriva continental separou os continentes formando a Pangeia. D - os continentes apresentam a mesma distribuição de milhões de anos atrás.
Soluções para a tarefa
Resposta: B-o continente africano já esteve ligado à América do Sul há milhões de anos.
Resposta :
A - Incorreta. Mesosauros não migravam em tal distância.
B- Correta. O encaixe entre as costas Sul americana e africana comprova isto, além do fóssil do mesosauro.
C- Incorreta. O texto só menciona a América do Sul e a África do Sul, consequentemente, a deriva continental não está relacionada a isto.
D- Incorreto. Nunca foi a mesma distribuição, pois, cada ser vivo tem seu próprio habitat.
Espero ter ajudado, bons estudos!!!
Sobre as evidências da deriva continental, podemos dizer que a presença de um fóssil em continentes diferentes pode comprovar que o continente africano já esteve ligado à américa do sul (alternativa B).
Vamos entender um pouco mais sobre os conceitos abordados!
Deriva Continental e paleontologia
- O campo da paleontologia (estudo dos fósseis) oferece grandes evidências a respeito da deriva continental, teoria que explica a formação e movimentação dos continentes e do assoalho oceânico na crosta terrestre.
- Quando encontramos fósseis de um mesmo animal que não poderia ter "viajado" de um continente ao outro, tal como o exemplo do mesossauro, podemos dizer que em algum momento esses ambientes tiveram alguma continuidade.
- Porém, essa constatação não explica sozinha a teoria da deriva continental. Existem outras evidências, como o encaixe das linhas das costas atuais de vários continentes e correlação na distribuição de fósseis de plantas e de samambaias extintas na África e no Brasil, além da Austrália, Índia e Antártica, mostrando que todos os continentes já formaram um único: a Pangeia.
Aprenda mais sobre a deriva continental aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/4726025?referrer=searchResults
#SPJ3