1)
O estômago é uma extensão do tubo digestivo localizado entre o esôfago e o intestino delgado. Situado do lado esquerdo do abdômen, em suas paredes encontram-se as túnicas: mucosa, submucosa, muscular e serosa. Para facilitar o nosso estudo dividimos o órgão em duas partes fisiologicamente. Quais são as divisões fisiológicas do estômago?
Alternativas:
a)
De modo fisiológico, ele se divide em: porção oral, abrangendo aproximadamente os primeiros dois terços do corpo, e porção caudal, abrangendo o restante do corpo mais o antro.
b)
De modo fisiológico, ele se divide em: porção anterior, abrangendo aproximadamente metade do corpo, e porção posterior, abrangendo a outra metade do corpo mais o antro.
c)
De modo fisiológico, ele se divide em: porção primária, abrangendo aproximadamente o primeiro terço do antro, e a porção secundária, abrangendo o restante do antro mais corpo.
d)
De modo fisiológico, ele se divide em: porção inicial, abrangendo aproximadamente os primeiros dois terços do antro, e porção final, abrangendo o restante do antro mais o corpo.
e)
De modo fisiológico, ele se divide em: porção superior, abrangendo aproximadamente os primeiros dois terços do antro, e porção inferior, abrangendo o restante do antro mais o corpo.
2)
O trato digestório é um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao ânus, sendo também chamado de canal alimentar ou trato gastrintestinal. O trato gastrointestinal possui um sistema nervoso próprio denominado de sistema nervoso entérico. De acordo com o sistema nervoso entérico, leiam atentamente as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I – O sistema nervoso entérico se localiza inteiramente na parede intestinal, começando no esôfago e estendendo-se até o ânus.
II – O sistema nervoso contém em torno de 100 milhões de neurônios, quase a mesma quantidade existente na medula espinhal. Ele é muito desenvolvido e especialmente importante no controle dos movimentos e da secreção gastrointestinal.
III - O sistema nervoso entérico libera diversas substâncias neurotransmissoras, dentre elas a acetilcolina, a norepinefrina, trifosfato de adenosina, serotonina, dopamina, colecistocinina, entre outras.
Alternativas:
a)
I está correta.
b)
II está correta.
c)
I e II estão corretas.
d)
II e III estão corretas.
e)
I, II e III estão corretas.
3)
O tecido adiposo é uma variedade especial de tecido conjuntivo no qual se encontra o predomínio de células adiposas (adipócitos), um tipo de célula que acumula gotículas de lipídios em seu citoplasma. Este tecido se localiza, principalmente, em baixo da pele, ou seja, na região subcutânea. Também podemos encontrar o tecido adiposo envolvendo alguns órgãos como, por exemplo, o coração e os rins. Qual é a principal função do tecido adiposo?
Alternativas:
a)
Produzir os triglicerídeos para o suprimento de energia em outras partes do corpo.
b)
Armazenar os triglicerídeos até que se tornem necessários para o suprimento de energia em outras partes do corpo.
c)
Digerir os triglicerídeos, que são desnecessários para o suprimento de energia em outras partes do corpo.
d)
Transportar os triglicerídeos para o fígado até que se tornem necessários para o suprimento de energia em outras partes do corpo.
e)
Eliminar os triglicerídeos para o fígado até que se tornem necessários para o suprimento de energia em outras partes do corpo.
4)
A parede do estômago possui estrutura similar a outras partes do sistema digestório, com a ressalva de que neste órgão existe uma camada oblíqua extra de músculo liso por dentro de uma camada de musculatura estriada, que ajuda nos movimentos da digestão. Quanto está vazio, o estômago permanece contraído apresentando mucosa e submucosa enrugadas. Assim que é distendido pelo alimento, o estado de sua mucosa e submucosa passa de rugoso para liso. Normalmente, quando o alimento distende o estômago, um reflexo específico dele reduz o tônus da parede muscular do corpo do estômago de maneira que a parede se distende, acomodando mais e mais alimento até o limite. De modo geral, qual é esse limite?
Alternativas:
a)
O limite é de 0,2 a 0,7 litro no estômago completamente relaxado.
b)
O limite é de 0,8 a 1,4 litro no estômago completamente relaxado.
c)
O limite é de 1,5 a 2,8 litros no estômago completamente relaxado.
d)
O limite é de 2,9 a 3,5 litros no estômago completamente relaxado.
e)
O limite é de 3,6 a 4,2 litros no estômago completamente relaxado.
Soluções para a tarefa
Olá!
1) O estômago é o principal órgão do sistema digestório, fica abaixo do diafragma entre o esôfago e o duodeno. O formato e o posicionamento do estômago pode variar de um organismo para outro, mas de maneira mais abrangente, este órgão está divido em 4 subáreas: cárdia, fundo, corpo e piloro. Fisiologicamente falando, são representadas como pertencentes à duas porções: oral e caudal. Assim, a resposta será:
a) Em termos fisiológicos, ele se divide em: porção oral, abrangendo aproximadamente os primeiros dois terços do corpo, e porção caudal, abrangendo o restante do corpo mais o antro.
2) O sistema nervoso entérico que muitas vezes é denominado de "segundo cérebro" do corpo humano, faz parte do sistema nervoso autônomo e é bem mais simples que o cérebro, porém de grande complexidade pois é constituído por uma rede de neurônios que integram o sistema digestivo. Todas as afirmativas citadas na questão estão corretamente relacionadas ele, então a resposta está na alternativa
e) As afirmativas I, II e III estão corretas
3) O tecido adiposo é constituído por um tipo específico de células do tecido conjuntivo, caracterizadas pela capacidade de acumular em seu interior substâncias de caráter lipídico. Estas células constituintes são chamadas de adipócitos tem como funções a manutenção da temperatura corpórea, a geração de calor, e o armazenamento de gordura. A resposta está contida na alternativa
b)Armazenar os triglicerídeos até que se tornem necessários para o suprimento de energia em outras partes do corpo.
4) Por se tratar de um músculo, o estômago pode estra contraído ou relaxado de acordo com a quantidade de alimento e líquido ingeridos. Quando vazio, as paredes do estômago estão muito próximas e a medida que o bolo alimentar vai passando pelo pelo esôfago e entrando nele, seu volume vai aumentando. Quando relaxado, o estômago apresenta volume limite de 0,8 a 1,5 cm³, ou litros. Então, a resposta está na alternativa
b) O limite é de 0,8 a 1,5 litro no estômago completamente relaxado.