Geografia, perguntado por kauansantiago667, 7 meses atrás

1) O envelhecimento populacional é um fenômeno que ocorre em escala global e, em especial, nos países desenvolvidos. É fato que esse processo traz consigo questões problemáticas na área social desses países. Quais são os fatores que caracterizam esse processo?
A) Aumento global das taxas de natalidade e mortalidade infantil.
B) Crescimento expressivo da taxa de fecundidade, especialmente nos países desenvolvidos.
C) Diminuição da população relativa, especialmente nos países subdesenvolvidos.
D) O constante aumento da expectativa de vida e a queda de fecundidade.
E
2) (Fatec) A análise da atual pirâmide etária brasileira permite afirmar que houve um estreitamento da base e um alargamento do topo, demonstrando: I. a diminuição das taxas de natalidade. II. o aumento das taxas de mortalidade infantil. III. o aumento da expectativa de vida. IV. o aumento das taxas de fecundidade. Estão corretos SOMENTE os itens
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
e) II e IV.
3) Conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1950, existiam 250 milhões de indivíduos com mais de 60 anos no planeta. Esse número quase triplicou até o ano 2000, somando 606 milhões de pessoas. Esse aumento contínuo e expressivo do número de idosos no mundo deve-se a vários fatores, exceto:
A) Hábitos de vida mais saudáveis, como a prática de atividade física.
B) Melhoria na qualidade de vida da população idosa.
C) Avanços da medicina e da produção de medicamentos.
D) Diminuição da expectativa de vida.
4) Um país pode morrer?(…) O retrato de um Estado de ruas desertas pode se materializar em algumas regiões em pouco tempo, segundo previsões do economista britânico Edward Hugh (…). O economista toma como exemplo em seu levantamento a situação demográfica da Ucrânia, ex-república soviética que há décadas registra baixos níveis de fecundidade, aliados à contração populacional e à emigração (...).O resultado da migração e da baixa taxa de fecundidade – as mulheres ucranianas têm, em média, 1,46 filhos, bem abaixo dos 2,1 da taxa de reposição – derrubou a população de 52 milhões de pessoas em 1992 para 45 milhões no ano passado. Entre 2005 e 2010, o número de mortes superou o de nascimentos em 5,7%. Hoje, o país perde 330 mil pessoas por ano. Para Hugh, esses dados indicam que a Ucrânia está à beira da “morte”. “Podemos ter esse cenário em duas décadas, especialmente se outras partes do mundo forem capazes de crescer e atrair a população jovem”, prevê.BONIS, G. Um país pode morrer? Carta Capital, 09/07/2013. Disponível em: . Acesso em:03/10/2014.A queda nas taxas de natalidade na Ucrânia, muito abaixo da mortalidade e da emigração, pode acarretar: I. Decréscimo do índice de crescimento vegetativo. II. Envelhecimento demográfico. III. Intensificação da queda da fecundidade. IV. Atenuação de problemas de previdência social. Estão corretas as alternativas:
A) I e III
B) I, II e III
C) II, III e IV
D) II e IV
5) (UFRGS 2015)Considere a tabela abaixo, sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que é uma medida comparativa usada para classificar a qualidade de vida oferecida por um país aos seus habitantes. Com base na tabela, considere as seguintes afirmações. I - Cuba apresenta expectativa de vida, média de anos de escolaridade e rendimento per capita superiores aos do Brasil. II - Brasil e Zimbábue apresentam, em média, a mesma escolaridade. III - Zimbábue apresenta maior IDH em relação à Etiópia, devido à média de anos de escolaridade. Quais estão corretas?
Imagem sem legendas
A) Apenas I.
B) Apenas Il.
C) Apenas lll.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.
6) (UFRGS 2017)Sobre as migrações internacionais que ganham cada vez mais destaque nos dias atuais, é correto afirmar que:
A) a população, ao sair de seu país de origem, é denominada imigrante e, ao entrar no novo país, é chamada de emigrante.
B) o Brasil tem atraído poucos migrantes, em função das dificuldades de instalação e de adaptação da população.
C) as catástrofes naturais são as principais causas de migrações externas.
D) as medidas tomadas pela maioria dos países desenvolvidos para restringir a entrada de imigrantes têm intensificado o tráfico de pessoas.
7) Usamos o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) para identificar a situação socioeconômica de diferentes lugares. Para o cálculo do IDH utilizamos três indicadores diferentes; um que mede a saúde, um que mede a educação e outro que mede a renda.Faça a conexão entre eles e depois marque a alternativa correta. (1) Saúde (2) Educação. (3) Renda ( ) número de anos que permanece na escola ( ) PIB – Produto Interno Bruto. ( ) Expectativa de Vida.
A) 1, 2 e 3
B) 3, 2 e 1
C) 2, 3 e 1
D) 2, 2 e 1
8)A figura 3 representa uma pirâmide etária. Das afirmações que se seguem assinala com um (X) aquelas que correspondem à pirâmide etária da figura 3:
Imagem sem legendas
A) Esperança média de vida reduzida
B) População envelhecida
C) Forte aumento da natalidade
D) Só ocorrem em país desenvolvido

Soluções para a tarefa

Respondido por Crisgiovana
3

Resposta:

1- D) O constante aumento da expectativa de vida e a queda de fecundidade.

2- b) I e III.

3- D) Diminuição da expectativa de vida.

4- B) I, II e III

5- D) Apenas II e III.

6- D) as medidas tomadas pela maioria dos países desenvolvidos para restringir a entrada de imigrantes têm intensificado o tráfico de pessoas.

7- C) 2, 3 e 1

Perguntas interessantes