1)
O entendimento dos processos de regeneração natural de comunidades vegetacionais é importante para o sucesso do seu manejo e recuperação ambiental, sendo necessário, entre outras, informações sobre o banco de sementes no solo. Sobre este, leia a frase abaixo, completando as lacunas:
O banco de sementes é definido como o conteúdo de sementes que se conserva ______________ no solo, sem germinar, em decorrência de fatores bióticos (inibição química, período de latência, atividade de microorganismos, etc) e abióticos (luz, temperatura, umidade, etc). Nas florestas tropicais ele é formado, principalmente, por espécies ______________.
Agora, assinale a alternativa que preencha as lacunas corretamente:
Alternativas:
a)
Inviável; clímax.
b)
Inviável; pioneiras.
c)
Inviável; herbáceas.
d)
Viável; clímax.
e)
Viável; pioneiras.
2)
Após uma década de abandono de uma área florestal desmatada, pode ser observado a formação de uma comunidade arbórea, denominada capoeira, que se origina por meio do processo de sucessão ecológica. Sobre as capoeiras é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
Constituem o estágio sucessional de maior biomassa.
b)
Constituem o estágio sucessional de maior e mais complexa interação biológica.
c)
Entre as espécies arbóreas predominam as pioneiras.
d)
Entre as espécies arbóreas predominam as climácicas.
e)
Possuem uma alta diversidade de espécies arbóreas.
3)
Uma das principais etapas da restauração ambiental é a revegetação da área, que pode ser feita por diversas metodologias, como o plantio de mudas, que ainda é a técnica mais utilizada, e dependendo da situação, a mais indicada. Sobre este tema, analise as assertivas abaixo colocando Verdadeiro (V) ou Falso (F) e depois responda.
I. A disponibilidade de sementes com a diversidade florística e genética necessária para a produção de mudas continua sendo um dos principais gargalos das ações de restauração florestal. ( )
II. As sementes para produção de mudas florestais devem ser coletadas de um única árvore matriz, saudável e com boas características biológicas, de modo a garantir um ecossistema com populações de alta homogeneidade genética e resistência ambiental. ( )
III. Assim como os cultivos agrícolas, é desejável que as comunidades restauradas sejam formadas por plantas que apresentem uniformidade em relação a sua morfologia e respostas às condições ambientais, facilitando as operações de cultivo e manutenção dos plantios. ( )
A sequência correta é:
Alternativas:
a)
V; V; V.
b)
V; F; F.
c)
V; F; V.
d)
F; V; V.
e)
F; V; F.
4)
"Espécies exóticas são espécies animais ou vegetais que se instalam em locais onde não são naturalmente encontradas. As maneiras pelas quais essas espécies chegam e se instalam nessas novas localidades são diversas. Sabe-se, por exemplo, que habitats alterados pelo homem e de climas quentes são mais propensos à instalação de espécies exóticas do que habitats conservados, por exemplo". (Fonte: http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/conserva_exoticas.htm). Assinale a alternativa correta sobre espécies exóticas:
Alternativas:
a)
As invasoras, devem ser evitadas nos plantios para restauração vegetal, pois, geralmente, fracassam em se reproduzir e se autoperpetuar nas áreas onde são introduzidas.
b)
As espécies exóticas invasoras não contam com seus polinizadores e dispersores no local, portanto, não conseguem obter sucesso reprodutivo nos locais onde se instalam.
c)
As espécies exóticas invasoras são indicadas para o plantio com vistas a restauração florestal quando se tem a necessidade de aumentar rapidamente a diversidade de plantas na área.
d)
Como todas as espécies exóticas são intolerantes ao sombreamento, não competem com plantas nativas do sub-bosque de uma floresta.
e)
Gramíneas, como a braquiária e o sapé, são espécies exóticas que se constituem como um obstáculo ao sucesso dos projetos de restauração, visto que podem inibir a regeneração das espécies nativas.
5)
O planejamento das atividades requeridas para recuperar uma área degradada deve ser baseado, eminentemente, no diagnóstico ambiental, que, entre outros, pode utilizar para reconhecer e avaliar os processos de degradação do solo e da comunidade biológica, os indicadores ambientais. Por exemplo, podemos citar como indicadores de degradação geológicos e biológicos, respectivamente:
Alternativas:
a)
Alta densidade de lianas; poluição do solo.
b)
Ausência de regeneração de espécies nativas; pH alterado da água.
c)
Evidências de colmatação do solo e erosões de grande porte.
d)
Feições de massa em movimentação e ausência de regeneração natural.
e)
Poluição do solo e rebaixamento do lençol freático.
Soluções para a tarefa
Respondido por
17
1- E
2- C
3- B
4- E
5- D
zecaezeca:
obrigado eu só tinha conseguido responder tres questões agradeço ELCIOMOREIRA
Respondido por
0
Resposta:
1- E
2- C
3- B
4- E
5- D
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás