1)O empreendedor gestor
A ação de empreender constantemente não pode ser confundida com o ato de “pular” de empreendimento a empreendimento. Não se trata de uma ação momentânea, descompromissada e sem direção. Para tanto, o empreendedor precisa ter delineado um mapa, ou seja, um Plano que lhe conceda direção, propósito e metas, a fim de que possa agir de acordo com o que foi sonhado, planejado, almejado. Além disso, o empreendedor se prepara e mantém seu aprendizado em constante atualização, pois sabe que sua sabedoria e equilíbrio pessoal são decisivos para o sucesso de seu maior empreendimento: a própria vida.
Para garantir o sucesso da caminhada empreendedora, é preciso que sejam incorporados traços do comportamento gerencial ao empreendedor, os quais delineiam as características de gestor.
Fonte: Schneider, E. Castelo Branco, H. Caminhada Empreendedora: a jornada de transformação de sonhos em realidade, Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 24
Após a leitura do texto, responda:
Apresente e conceitue as características de gestor que o empreendedor necessita ter para alcançar o sucesso em sua caminhada empreendedora:
R:
2) Vários autores abordam a criatividade com diferentes enfoques, relacionado-a tanto à questão pessoal quanto profissional.
Osho (1999, p. 13) faz uma abordagem mais filosófica, dizendo que “a criatividade é divina e está na essência do homem. Além de ser natural, é a própria saúde da pessoa. Sem ela a pessoa não está verdadeiramente viva”. De acordo com o autor, a criatividade exige um bom grau de autoconhecimento, pois o caminho criativo é individual e cheio de obstáculos, deve-se voltar a ser criança (o ser mais criativo que existe), estar sempre aprendendo algo novo (ser curioso, atento e estudioso), aprender a experimentar momentos simples de felicidade e sonhar.
Fonte: Schneider, E. Castelo Branco, H. Caminhada Empreendedora: a jornada de transformação de sonhos em realidade, Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 46
Diante do exposto:
Conceitue o que é criatividade?
Qual a importância para o empreendedor possuir tal característica?
Como ela – a criatividade – pode se apresentar na prática, no dia a dia do empreendedor?
R:
3) De onde vêm as oportunidades?
Em termos de negócios, pode-se dizer que se torna uma oportunidade aquilo que possa ser útil, necessário e/ou interessante. Isso quer dizer que só é oportuno o que é percebido pelas pessoas e, nesse contexto, o que mais as pessoas veem é aquilo que elas estão precisando, o que desejam ou sonham. Portanto, se é necessário partir em busca de oportunidades, é importante lembrar que elas geralmente têm como berço as necessidades humanas. Conhecendo mais sobre as necessidades das pessoas, pode-se encontrar brechas, nichos e focos pouco explorados.
No âmbito do pensamento administrativo, muito já se estudou sobre necessidades, motivações e ambições, mas nem por isso se pode afirmar que esses estudos já estão prontos, acabados e que novas análises não possam ser feitas.
O estudo da hierarquia das necessidades, proposto por Maslow, muito tem contribuído para o entendimento da motivação humana, principalmente no que se refere ao surgimento de novos produtos e serviços. A teoria de Maslow apresenta a motivação sob a forma de uma pirâmide de necessidades, dispostas em níveis (conforme figura abaixo), numa hierarquia de importância e de influência – uma nova necessidade somente poderia ser alcançada quando uma necessidade de base estivesse satisfeita.
Fonte: Schneider, E. Castelo Branco, H. Caminhada Empreendedora: a jornada de transformação de sonhos em realidade, Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 62
Diante do exposto apresente seus argumentos em relação aos seguintes questionamentos:
Qual o papel e a importância do empreendedor conhecer a hierarquia das necessidades de Maslow e como pode utilizá-la na identificação de oportunidades de negócios?
Cite para cada nível um tipo ou ramo de empresa que poderia ser planejada e estruturada para atender a cada necessidade. Cite o nível da necessidade e o tipo de empresa que poderia ser aberta.
R:
4) Empresas que valorizam o desenvolvimento de intraempreendedores não são muitas no mercado, porém, elas são reconhecidas por possuírem algumas características ou práticas de gestão que levam seus colaboradores a quererem oferecer o que tem de melhor à organização.
Apresente 5 características que podem ser encontradas e observadas em empresas que valorizam e procuram desenvolver intraempreendedores.
R:
5) Os stakeholders são compostos por vários atores sociais, eles tem grande importância nas decisões das empresas que atuam de forma socialmente responsável.
Apresente 3 tipos de stakeholders que existem e explique como eles podem influenciar as decisões organizacionais.
R:
Soluções para a tarefa
1)- Planejamento: preparar para a ação e a medição de resultados.
- Criatividade: buscar o novo, a solução para os problemas, as alternativas de combinações de produtos e serviços inovadores.
- Inovação: criar novos produtos, processos e formas de negociar.
- Perseverança: não desistir diante dos primeiros obstáculos.
- Otimismo: acreditar em seu próprio negócio.
- Entusiasmo: saber que, no início, os erros serão maiores que os acertos, mas aqueles resultam em experiência e conhecimento.
- Ação: fazer acontecer é o papel principal do empreendedor.
2)
Uma pré-disposição para algo, uma intenção para pensar no novo, no original, no exclusivo. O instante em que se tem a ideia diferente para resolver certo problema.A criatividade possibilita que você adquira ceta autonomia; ela deve ser vista como uma ferramenta, que se usada constantemente, lhe trará exclusividade e será o meio que o levará a uma posição de destaque.
- Quando se pensa em uma nova ideia, novo produto, novo processo ou nova maneira de resolver um problema.
- Abordagens inovadoras para se atingirem melhores resultados de relacionamento, cooperação e colaboração.
-Pelas maneiras que se propõem às pessoas trabalhar ou desenvolver algo em conjunto.
3)
A importância do empreendedor conhecer a hierarquia das necessidades de Maslow é que é considerada uma das principais formas de entender como funciona a motivação humana, partindo das necessidades básicas, os indivíduos precisam satisfazer pelo menos parcialmente aquelas do nível baixo para avançar para os do nível acima. O que determinará as necessidades das pessoas são as experiências vivenciadas em dado momento.
* Auto realização: Empreendimentos que fogem dos modelos padronizados, conferem mais que conforto, segurança e acomodação, e se difere dos demais por conta dos detalhes.
* Autoestima: Mega empreendimentos com qualidade máxima em serviços, que conferem status e estima.
* Sociais: Empreendimentos que além de serviços básicos, ofereçam interação social.
* Segurança: Hotéis de permanência curta que ofereçam poucos serviços supérfluos e de localização estratégica.
* Fisiológicos: Empreendimentos cujos serviços limitam-se à hospedagem e à alimentação.
4)
Incentivam os colaboradores a criar dentro da organização. Valorizam as ideias. Incentivam a participação dos colaboradores nas reuniões para ouvir suas ideias e sugestões. Incentivam o aperfeiçoamento da capacitação profissional do colaborador através de cursos, workshops, capacitações. A alta administração abre mão da rigidez e do conservadorismo nos processos de tomadas de decisões.5) FORNECEDORES: Uma das bases de uma indústria bem sucedida é a sua relação com seu fornecedor, tendo em vista que sempre deve haver uma parceria buscando o melhor para ambos. O fornecedor deve ser trazido para dentro da organização de modo que ele comece a ter uma grande participação nos acontecimentos internos da empresa, fazendo com que ele se sinta parceiro de verdade.
- MEIO AMBIENTE: O cliente final que busca um produto de qualidade, se tiver a oportunidade, ele buscará um produto que tenha, além de qualidade, a sua sustentabilidade atestada.
- CLIENTE: É o termômetro do produto. É através dele que acontecem as melhorias, visando a diminuição de custos, melhoria contínua e o alcance do objetivo final. Um cliente totalmente satisfeito permanece mais tempo, compra mais, fala bem dos produtos e custa menos para ser atendido do que novos clientes.
Questão 1: Características de gestor que o empreendedor necessita ter para alcançar o sucesso.
R. Um gerente é uma figura-chave dentro de uma organização, empresa ou instituição. Essa pessoa é responsável por coordenar toda a empresa ou parte dela.
O principal objetivo de um gerente é que os objetivos da empresa sejam cumpridos, utilizando ou regulando os recursos humanos e materiais que ele possui e reduzindo ao mínimo possível o investimento monetário sem reduzir a qualidade do produto ou serviço que a empresa oferece.
Dentre as principais características de um gestor que o empreendedor deve ter são: Adaptabilidade, conhecimento, inteligência emocional e executiva, habilidades de negociação, liderança, capacidade de delegar, entre outras.
Questão 2: Importância da criatividade para o empreendedor.
R. Criatividade é a capacidade do ser humano de criar, produzir coisas novas e valiosas, é a capacidade do cérebro de chegar a novas conclusões e resolver problemas de uma maneira original, onde na maioria das vezes são limitados.
O primeiro passo para um empreendedor geralmente é uma nova idéia. A epifania de um produto ou serviço que os consumidores precisam, mas que o mercado não oferece. A partir dessa idéia, surge um projeto concreto e nasce uma empresa.
Um empreendedor precisa ser criativo não apenas para iniciar seu projeto, mas para mantê-lo à tona. Você precisa de criatividade para encontrar canais de transmissão e maneiras de atingir seu público-alvo, desenvolver linhas de produtos inovadoras.
Questão 3: Importância do empreendedor conhecer a hierarquia das necessidades de Maslow.
R. Maslow propôs uma teoria segundo a qual existe uma hierarquia de necessidades humanas e argumentou que, conforme as necessidades mais básicas são atendidas, os seres humanos desenvolvem necessidades e desejos mais elevados:
- Necessidades fisiológicas.
- Necessidade de segurança.
- Necessidades sociais.
- Necessidade de auto-estima.
- Necessidade de auto-atualização.
A pirâmide de Maslow pode ser aplicada aos seus negócios quando o empreendedor vê se as necessidades mais básicas são atendidas para que o cliente possa chegar até ele.
Assim essa teoria, ajuda ao empreendedor a procurar qual das necessidades das pessoas ele quer satisfazer, qual será o foco para seu produto ou serviço, já sabendo qual é o público alvo.
Questão 4: Características que podem ser encontradas e observadas em empresas que valorizam e procuram desenvolver intraempreendedores.
R. Um intraempreendedor é aquela pessoa inquieta, qualificada e capaz de gerar novos processos de trabalho inovadores dentro de uma organização. É alguém com espírito empreendedor, que aproveita seu potencial para melhorar e inovar dentro de uma empresa.
O intraempreendedorismo é considerado uma das melhores maneiras de promover a inovação nas empresas. Assim as características das empresas intraemprendedoras são:
- Ser aberta e passível de revisão.
- Ser orientada para a prática, sabendo e evoluindo fazendo
- Ser improvável pelo grupo, pela comunidade.
- Tenha uma mistura de objetivos para alcançar resultados concretos e criar ambientes inovadores
- Ser permeável ao meio ambiente.
- Ser horizontal, embora direcionada e motivada.
- Estar focada nas pessoas como eixo central da organização.
Questão 5: Tipos de stakeholders que existem e explique como eles podem influenciar as decisões organizacionais.
R. Um stakeholders é o público de interesse de uma empresa que permite sua operação completa. Eles são indispensáveis e devem sempre ser levados em consideração no planejamento estratégico de qualquer negócio.
A satisfação desses indivíduos ou organizações também influencia fortemente os resultados e objetivos estabelecidos pelas empresas. Portanto, é essencial garantir que todas as partes interessadas que compõem os stakeholders da sua empresa estejam satisfeitas com o trabalho realizado.
Os stakeholders internos, falam de todas as entidades essenciais ao funcionamento normal da empresa, como colaboradores, gerentes, gestores, proprietários, acionistas., etc.
Os stakeholders secundarios, falam daqueles que não participam diretamente da empresa, mas que, sem serem primários, também são afetados por seus resultados. Por exemplo, Clientes, fornecedores, credores, investidores, estado, concorrentes, etc.
Você pode ler mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/3048834
https://brainly.com.br/tarefa/16466718
https://brainly.com.br/tarefa/6076417