História, perguntado por mineva40, 10 meses atrás

1.“O Egito é uma dádiva do Nilo”. Frase dita pelo historiador grego Heródoto (485-420 a. C).
Leia a análise que o historiador brasileiro Jayme Pinsky escreveu sobre essa frase e, em seguida, responda as questões:
“A frase atravessou séculos e é repetida sem discussão por quase todos os manuais de história que falam do Egito. Fica, para muitos, a impressão de que mais importante do que a ação do homem é o dom da natureza. Superiores e pretensiosos, os gregos tinham um despeito enorme do Egito, sabidamente já uma grande civilização, quando eles mesmos ainda viviam em aldeias isoladas. Considerando-se superiores, não podiam aceitar esse fato a não ser atribuindo-o a razões sobrenaturais ou, simplesmente, geográficas.
Que os gregos subestimassem os egípcios é, pois, compreensível. O que não é aceitável, contudo, é a repetição do mesmo preconceito, livro após livro. […] Não há um milagre egípcio, o desenvolvimento egípcio tem bases muito concretas. O rio oferece condições potenciais, que foram aproveitadas pela força de trabalho dos camponeses egípcios […], organizados por um poder central […].”

PINSKY, Jaime. As primeiras civilizações. São Paulo: Contexto, 2008. p. 87.

Que problemas o autor encontra na frase?

Soluções para a tarefa

Respondido por manuzettes
6

Explicação:

O surgimento e desenvolvimento da civilização egípcia só se deu a partir da agricultura nas margens do Rio Nilo, locais apropriados para a cultura do trigo, base da alimentação do egípcios, algodão e outros vegetais.

Com cheias periódicas, a correnteza trazia material orgânico rico em substâncias necessárias ao desenvolvimento da agricultura, principalmente sendo o Rio Nilo um rio perene.

Respondido por erickm5
0

O autor encontra problemas na frase “O Egito é uma dádiva do Nilo” porque, para ele, esta é uma conclusão precipitada do ponto de vista dos gregos baseada em um viés histórico, como se os egípcios não tivessem tido que superar inúmeras dificuldades para estabelecer seu império milenar.

Problemas encontrados na afirmação sobre o Egito

O autor argumenta que a historiografia grega não foi muito compreensiva com as conquistas egípcias, e acabou atribuindo a prosperidade do Antigo Egito em seus registros históricos simplesmente ao fato de terem à sua disposição condições climáticas e geográficas favoráveis, representadas na forma do Rio Nilo.

De acordo com o texto, a frase em questão deve ser lida com cautela e desconfiança, pelos motivos expostos.

Saiba mais sobre o Antigo Egito em https://brainly.com.br/tarefa/40404501

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes