1.O desenvolvimento do ser humano se dá no campo das relações sociais vinculadas a várias instituições, sejam escolares ou não, nas quais esse indivíduo faz parte. Assim, a família tem um papel fundamental na vida de uma pessoa com surdez, desde seu nascimento até sua vida adulta. Saber lidar com essa realidade implica fornecer suporte necessário a esse familiar. Com base nessas informações, descreva algumas ações que a família poderá realizar, a fim de contribuir para o desenvolvimento tanto social como cognitivo desse sujeito, bem como o desenvolvimento da própria família. ( * Máximo 4000 caracteres )
Soluções para a tarefa
Resposta:
Há muitas ações a serem consideradas, pois este é um processo que inicia com a aceitação da surdez por parte da família e suas implicações. Além disso, a socialização tem que começar no ambiente familiar, seja ele ouvinte ou não. A escolha da linguagem é necessária desde o nascimento, assim permitirá a construção de uma linguagem mais elaborada para que ele tenha uma comunicação efetiva no meio em que está inserido. Por isso, muitas vezes, os familiares terão que aprender uma nova língua (Libras) para se comunicar com seu filho, irmão etc. Dependendo da estimulação recebida precocemente ou da característica individual de cada criança com surdez, seu aprendizado acadêmico será mais significativo. Além disso, deve-se lutar pela inclusão desse sujeito em ambientes sociais e acadêmicos, para que não aconteça uma privação comunicativa no convívio social e educacional. Assim, a família que preza pelo desenvolvimento do seu familiar com surdez como um todo, busca escolas que ofereçam todas as condições físicas, materiais e de recursos humanos necessários para o atendimento desde a Educação Infantil. Essas ações auxiliarão no desenvolvimento social e cognitivo, além de oferecer a esse familiar com surdez uma vida mais autônoma e sem maiores perdas.
Explicação:
gabarito corrigido
Aspectos do Desenvolvimento em Surdos
A família, de fato, apresenta um papel fundamental na vida de uma pessoa surda, assim como na vida de todos os jovens, de forma que os surdos requerem cuidados ainda maiores, em função de suas deficiências, a fim de que possam se desenvolver social e cognitivamente.
É preciso que a família busque compreender as necessidades e os interesses dos indivíduos surdos, de forma que possam receber um apoio da família, assim como sejam estimulados a estarem presente na sociedade. É fundamental este apoio, para que possam se socializar, assim como não desenvolver problemas cognitivos, guardadas as suas limitações.
Mais sobre o indivíduo surdo em: brainly.com.br/tarefa/24725586