História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

1) O desenvolvimento do feudalismo na Europa Ocidental possuiu uma diversidade marcada pelas heranças romanas e germânicas, sendo que em cada uma da regiões europeias o peso dessas heranças foi diferenciado. Considerando o texto-base, assinale a alternativa que indica corretamente as características do feudalismo no Sul da Europa: Alternativas: a) No Sul da Europa Ocidental houve uma síntese equilibrada entre elementos romanos e germânicos. b) No sul da Europa Ocidental, região de baixa influência romana, predominou uma herança bárbara (comunal). c) No Sul da Europa Ocidental houve uma predominância do comunismo primitivo, que permitiu a constituição de propriedades comunais por toda a região. d) No Sul da Europa Ocidental houve uma predominância do escravismo antigo, impedindo o pleno desenvolvimento feudal durante toda a Idade Média. e) No sul da Europa Ocidental houve uma decomposição e reconstituição dos elementos romanos e germânicos sob o legado da Antiguidade (as cidades).

2) O deslocamento dos povos germânicos sobre a Europa Ocidental possibilitou que a região fosse ocupada pelos povos eslavos, que mantiveram suas relações sociais de produção primitivas ao longo dos séculos iniciais da Idade Média, complexificando suas relações na medida em que abandonaram paulatinamente sua vida nômade e sedentarizaram-se. Considerando o texto-base e as afirmações abaixo, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A terra, propriedade coletiva, foi transformada em posse privada de uma aristocracia eslava detentora do poder político. Dessa forma, suas estruturas políticas e sociais foram hierarquizadas, ampliando as diferenças econômicas e sociais na medida da necessidade da posse e controle da terra. ( ) O empobrecimento de variados setores sociais eslavos que estavam subordinados a essa dinâmica permitiu a oferta de uma força de trabalho disponível, elemento essencial para o surgimento do feudalismo. ( ) Além das características particulares dos povos eslavos foram adicionados elementos exógenos, a colonização germânica e as Cruzadas, para a imposição das relações feudais nos territórios ocupados. ( ) O desenvolvimento feudal na Europa Oriental não foi resultado de nenhuma influência externa, já que se deu anteriormente ao processo feudal na Europa Ocidental. ( ) Os povos eslavos desenvolveram relações mercantis enquanto a Europa Ocidental isolava-se nas relações feudais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: Alternativas: a) F - V - F - V - V b) V - V - V - F - F c) F - F - F - V - V d) V - V - V - V - F e) F - F - F - F - V


3) Nas cidades medievais da Europa Ocidental, a partir das mudanças ocorridas no século XI - aumento do desenvolvimento técnico no campo; aumento demográfico; excedente populacional conformando as novas cidades - uma nova dinâmica foi desenvolvida. Assinale a alternativa que corretamente indica a nova dinâmica em curso: Alternativas: a) A retomada do trabalho escravo. b) O trabalho servil nas cidades. c) O desenvolvimento mercantil. d) O desenvolvimento da democracia. e) O desenvolvimento da servidão coletiva. 4) No início da Baixa Idade Média, o feudalismo se consolidou na Europa Ocidental, cujas classes dominantes buscam aumentar seu poder sobre o Mediterrâneo com a organização das Cruzadas. Uma das conseqüências das Cruzadas foi a consolidação do renascimento comercial europeu, ao: Alternativas: a) interromper a expansão dos francos do Norte da Europa e ao impedir que o comércio ficasse monopolizado pelas cidades de Antuérpia e Amsterdã. b) expulsar os árabes do Mediterrâneo e ao permitir o domínio do comércio pelas cidades italianas, na região, principalmente Gênova e Veneza. c) estender o controle comercial do pontificado romano a todo o continente, favorecendo as cidades de Flandres e Champagne. d) possibilitar a apropriação pelos mercadores europeus dos centros comerciais dominados pelos bretões e florentinos. e) generalizar o comércio baseado na troca direta, herdado dos povos germanos e saxões.

5) Justiniano (527 - 565), no Império Romano do Oriente, enfrentou diferentes dificuldades internas, inclusive nas relações entre a Igreja e o Estado, devido a heresias como a dos monofisistas, que, entre outros princípios: Alternativas: a) pretendiam a destruição de todas as imagens;. b) negavam a natureza humana de Cristo; c) defendiam o conhecimento de Deus inspirado no misticismo; d) admitiam o dualismo de inspiração budista; e) acreditavam na reencarnação das almas em corpos animais.

Soluções para a tarefa

Respondido por kmp90
20

1) Correta: letra A

O sul da Europa Ocidental, contou com a influência direta de povos germânicos que lá se estabeleceram, como os suevos e visigodos, assim como foi uma região de profunda romanização. A consequência foi um equilíbrio entre elementos romanos e germânicos.

2) Correta: letra B

O desenvolvimento feudal na Europa Oriental não foi resultado de nenhuma influência externa, já que se deu anteriormente ao processo feudal na Europa Ocidental.

Falsa. Houve influência externa na Europa Oriental, como ordens germânicas e Cruzadas.

Os povos eslavos desenvolveram relações mercantis enquanto a Europa Ocidental isolava-se nas relações feudais.

Falsa. A Europa Ocidental também desenvolveu relações feudais.

3) Correta: letra C

Durante a Idade Média, as cidades tornaram-se centros comerciais estabelecendo relações comerciais com o campo e outras cidades.

4) Correta: letra B

As Cruzadas diminuíram a influência árabe no Mediterrâneo e fortaleceram o poder comercial de cidades costeiras como Gênova e Veneza.

5) Correta: letra B

O monofisismo refutava a natureza humana de Jesus Cristo, admitindo apenas a divina.


mayaraamartins: a minha não deu certo nao
cheilaprissila: Qual e a respostas corretas pois a minha também não deu certo
stefane75: Errrada
historia250: a numero 1, resposta correta é a letra E
historia250: correto: 1-E, 2-B, 3-C, 4-B, 5-B
adeniseguedes: 2 sequencia correta , obrigada !
Perguntas interessantes