Sociologia, perguntado por vicksaldanha2000, 6 meses atrás

1)O debate contemporâneo acerca das diferenças e desigualdades sociais converge na articulação entre marcadores sociais da diferença, como gênero, raça, classe e geração. ( ) certo
( ) errado

2)Como você acha que o Brasil (tanto governo como sociedade) tem lidado com a diversidade sexual?



3) Há diferença salarial entre homens e mulheres que ocupam o mesmo nível hierárquico?



4)Qual a diferença ente preconceito, racismo e discriminação?

Soluções para a tarefa

Respondido por dianabritodesouza
1

1) Certo

2)O governo ultimamente tem botado novas leis de defesa e ajuda a mulher, porém, não é o bastante, a muita coisa a ser feita ainda.

3)Pesquisa realizada pelo site de empregos Catho neste ano com quase 8 mil profissionais mostra que elas ganham menos que os colegas do sexo oposto em todos os cargos, áreas de atuação e níveis de escolaridade pesquisados – a diferença salarial chega a quase 53%.

4)Preconceito

O termo preconceito se refere a uma opinião preconcebida ou sentimento formado sobre uma pessoa ou um grupo, sem que haja experiências ou fatos relevantes para comprová-lo.

O termo é usado geralmente de forma negativa, onde os membros pertencentes a um grupo são vistos como inferiores.

Geralmente, ocorre com características que algum grupo considera incomum ou indesejável em outra pessoa ou grupo. Isso acontece quando se critica aspectos como etnia, gênero, nacionalidade, status social, orientação sexual ou afiliação religiosa de alguém.

Além do racismo, as principais formas de preconceito incluem:

Machismo: a crença de que as mulheres são menos capazes do que os homens;

Homofobia: antipatia, desprezo, preconceito, aversão ou ódio à homossexualidade ou pessoas identificadas ou percebidas como lésbicas, gays, bissexuais ou transgêneros (LGBT);

Discriminação religiosa: valorização ou menosprezo de uma pessoa ou grupo por causa de suas crenças.

Racismo

O racismo parte da ideia de que a espécie humana seria dividida por raças, daí o nome.

No entanto, as diferenças físicas e genéticas que os seres humanos apresentam não são suficientes para caracterizar uma raça.

O DNA de uma pessoa branca e uma pessoa negra, por exemplo, varia menos de 0,1%.

Então, o racismo é a ideia de que indivíduos de certa etnia possuem características, habilidades ou qualidades específicas desta etnia.

Portanto, seriam uma “raça” superior, enquanto outras, inferiores.

Ele pode assumir a forma de ações, práticas, crenças sociais ou sistemas políticos que consideram que diferentes “raças” devem ser classificadas como superiores ou inferiores.

O racismo também pode julgar que pessoas de etnias distintas devem ser tratadas de forma diferente.

As formas clássicas de racismo incluem:

Discriminação racial: separação de pessoas através de uma divisão social;

Racismo institucional: discriminação racial por parte de grandes organizações com o poder de influenciar a vida dos indivíduos, como governos, corporações, religiões e instituições educacionais;

Racismo nos direitos civis: incluem a disparidade histórica, econômica ou social causada pelo racismo passado, afetando a geração atual, e em atitudes racistas e ações inconscientes dos membros da população em geral.

O preconceito racial não é exclusivo do Brasil, visto que, em maior ou menor escala, todos os países colonizadores e colonizados apresentam, em algum grau, índices de preconceito racial contra negros ou, no caso de países colonizados, nativos daquele local.

Também é importante ressaltar que uma ação de preconceito somente é considerada racista quando há uma utilização sistêmica e baseada em uma estrutura de poder e dominação contra a etnia da vítima.

Discriminação

A discriminação é a ação baseada no preconceito. Ocorre quando não se trata membros de determinado grupo com respeito, mas com base em fatores como status, cor da pele ou identidade.

Essa distinção acontece de modo prejudicial, e o fato de alguém ser tratado pior do que outros por algum motivo arbitrário já é considerado discriminação.

Além do racismo, outras formas de discriminação incluem a distinção por:

Idade;

Linguagem;

Deficiência;

Etnia;

Identidade de gênero;

Altura;

Nacionalidade;

Religião;

Orientação sexual;

Peso.

Como a discriminação é a ação em si, uma pessoa pode ser preconceituosa e racista, mas não agir de acordo com suas opiniões. Ou seja, não efetua de fato ações de discriminação


Rillary1234: quer ver vídeos do bolsonaro sendo racista, machista e etc? o que claramente é contra as leis que sanciona. Tem q ser mto o t á r i o msm pra acreditar nele mdsss
dianabritodesouza: Eu não apoio o homossexualismo, e deixo claramente isso, porém amo meu próximo... E é a msm coisa que o cerca. É a msm coisa que ele pensa e faz... Se ele realmente fosse isso que diz não faria coisas boas, leis boas, protegendo quem os fala mal
dianabritodesouza: O PT diferentemente apoia o aborto, apoia CheGuevara que matou milhões de gays, apoia o feminismo que é algo Extremamente absurdo.
Rillary1234: kffhdsfsdsf gnt vc é mto burraa, tds deveriam ser pró aborto que é o melhor pra mulher e eu n estou falando do PT e sim de POLÍTICAAA
Rillary1234: qlqr pessoa é contra direita, os de direitas: é pt
Rillary1234: vcs são uma piada
dianabritodesouza: Melhor pra mulher matar um filho no ventre
yagofonseca8890: aiii
Rillary1234: vc é tão b u r r o, pq n sabe q o aborto acontece qnd n é um bebê apenas um feto, ou seja, célular. Sabe oq é isso? claro q n seu ignorante
Rillary1234: célula*
Respondido por Rillary1234
1

Resposta:

1°) Certo.

2°) A diversidade sexual sempre esteve presente, porém com o tempo e a evolução ela está sendo mais reconhecida. O Brasil é um país que muito conservadorista, por isso não há tanto apoio quanto deveria ter como por exemplo estudos no ambiente escolar sobre o tema que ajudaria bastante a desconstruir estruturas identitárias binárias e excludentes, como homem-mulher e heterossexual-homossexual, produzidas pelo discurso educacional.

3°) Com certeza. Como eu havia dito o Brasil é um país conservadorista e também foi muito patriarcal, o que é esse patriarcal? É um sistema social que se baseia em uma cultura, estruturas e relações que favorecem os homens brancos, cisgênero e heteressexual e coloca a mulher em posição inferior apenas para atividades domésticas. Então na atualidade ainda há sim um grande nível de diferença salarial que está em uma mudança muito lenta.

4°) Preconceito: opinião formada superficialmente em relação sobre pessoas, grupos e etc baseadas em esteriótipos.

Racismo: Consequência do preconceito, causado pelo ódio a pessoas com diferentes cores, costumes, etc.

Discriminação: é a o preconceito e racismo de forma praticada, ou seja, é o tratamento injusto de uma pessoa ou grupo, apenas por pertencer a certo grupo.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Perguntas interessantes