1- O curta O xadrez das cores expõe sérias questões sociais. Citem duas delas e comentem-nas.
2- Em um determinado momento da história, é possível perceber, observando as suas atitudes e expressões faciais, que a empregada passa por uma importante mudança. Que mudança foi essa e que fato deu início a ela?
3- “Apesar de ter nascido peão, não é necessário ser peão a vida inteira”. O que vocês pensam sobre esta afirmação feita pela empregada? O que é necessário fazer para “deixar de ser peão”?
4- Após muitas humilhações, a empregada decide ir embora, mas retorna ao trabalho um tempo depois. Ao retornar à casa da patroa, a empregada propõe uma partida de xadrez, arma o tabuleiro e inverte as posições. Levante hipóteses: qual era a intenção dela ao agir assim? Vocês consideram que ela atingiu seu objetivo? Justifiquem.
5- O que é possível aprender sobre superação das dificuldades e mudança de vida com a história contada neste curta? Elaborem um comentário com, no mínimo, cinco linhas.
Soluções para a tarefa
1) O xadrez das cores é um curta metragem que trata sobre o racismo na nossa sociedade e também sobre a violência que os negros enfrentam nas periferias.
2) Ela percebeu que merecia mais dignidade e não aceitaria mais ser tratada daquele jeito a partir do momento em que ela descobriu o xadrez.
3) Essa frase significa que não é porque você nasceu de um determinado jeito que isso irá te definir para o resto da sua vida. É necessário trabalhar e estudar muito para "deixar de ser peão", assim como o peão faz no xadrez.
4) Mostrar que ambas podiam jogar de igual para igual independente da cor que cada uma tinha ou escolhia no xadrez. Sim, pois a patroa aceitou jogar mesmo sendo com as peças pretas.
5) É possível aprender que o racismo é uma barreira que deve ser superada em nossa sociedade através do enfrentamento direto e desconstruções. Além disso, aprendemos que a cor da sua pele não te define e que através do trabalho e estudo é possível deixar de ser "peão" para o resto da vida.