1) “O crescimento microbiano no alimento é relacionado diretamente com os fatores intrínsecos e extrínsecos, pois para que haja esse crescimento os microrganismos necessitam de condições favoráveis para se adaptarem e se multiplicarem: - Fatores intrínsecos: São fatores que fazem parte do alimento; - Fatores Extrínsecos: São fatores externos ao alimento". Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2018. Assim como acontece com os alimentos, o envelhecimento da pele também é afetado por fatores intrínsecos e extrínsecos. Sobre tais fatores, analise as afirmativas e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) O envelhecimento cutâneo intrínseco ou cronológico, ou seja, aquele que independe de fatores externos, é decorrente da passagem do tempo e é determinado, principalmente, pela genética, pelo estresse oxidativo intrínseco e por condições gerais de saúde que possam afetar o estresse oxidativo, tais como o estado hormonal e metabólico. ( ) Temos, também de forma intrínseca e natural, sistemas antioxidantes que combatem a formação dos indesejáveis "radicais livres", doando elétrons para que a molécula fique estável novamente. ( ) O envelhecimento cutâneo extrínseco, por sua vez, está relacionado ao estilo de vida: exposição ao sol, exercício físico, uso de álcool e tabaco, movimentos musculares e alimentação. ( ) Uma dieta balanceada, com quantidades adequadas de alimentos antioxidantes e que contribua para uma saúde geral favorável, pode prevenir o envelhecimento precoce e melhorar o aspecto geral da pele. Esses fatores alimentares são considerados intrínsecos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: Selecione uma alternativa: a) V - V - V - F. b) V - F - V - F. c) F - V - F - V. d) F - V - V - F. e) V - V - F - V.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a e) V - V - F - V.
De acordo com a médica, muitos fatores levam ao envelhecimento da pele. “Alguns deles podem ser combatidos e prevenidos com mudanças de hábitos e procedimentos clínicos. Outros, no entanto, não são possíveis, fazendo parte de um processo natural”, afirmou.
O envelhecimento intrínseco corresponde ao desgaste natural das células do corpo. Ou seja, com o tempo, todos nós teremos linhas de expressão, rugas, flacidez, pele seca e fina.
Espero ter ajudado.
Resposta:
A resposta correta é VVVF
Explicação:
Dieta balanceada é um fator extrínseco. Envelhecimento extrínseco da pele: é aquele provocado pela exposição ao sol e a outros fatores ambientais como: o estilo de vida (exercício físico, alimentação) e o estresse fisiológico e físico. Um dos agentes mais importantes é a radiação solar ultravioleta. As toxinas com as quais entramos em contato, como tabaco, álcool e poluição do ar, entre outros, também ajudam no processo de envelhecimento da pele e, dependendo do grau de exposição, podem acelerá-lo, como:
Radiação solar: atua na pele causando desde queimaduras até fotoenvelhecimento e aparecimento de câncer da pele. Várias alterações de pigmentação da pele são provocadas pela exposição solar, como manchas, pintas e sardas. A pele fotoenvelhecida é mais espessa, por vezes amarelada, áspera e manchada, e há um maior número de rugas.
Tabaco: fumantes possuem marcas acentuadas de envelhecimento na pele. O calor da chama e o contato da fumaça com a pele provocam o envelhecimento e a perda de elasticidade cutânea. Além disso, o fumo reduz o fluxo sanguíneo da pele, dificultando a oxigenação dos tecidos. A redução deste fluxo parece contribuir para o envelhecimento precoce da pele e para a formação de rugas, além de dar à pele uma coloração amarelada. Rugas acentuadas ao redor da boca são muito comuns em fumantes.
Álcool: altera a produção de enzimas e estimula a formação de radicais livres, que causam o envelhecimento. A exceção à regra é o vinho tinto que, se consumido moderadamente, tem ação antirradicais livres, pois é rico em flavonoides e em resveratrol, potentes antioxidantes;
Movimentos musculares: movimentos repetitivos e contínuos de alguns músculos da face aprofundam as rugas, causando as chamadas marcas de expressão, como as rugas ao redor dos olhos.
Radicais livres: são uns dos maiores causadores do envelhecimento cutâneo. Os radicais livres se formam dentro das células pela exposição aos raios ultravioleta, pela poluição, estresse, fumo etc. Acredita-se que os radicais livres provocam um estresse oxidativo celular, causando a degradação do colágeno (substância que dá sustentação à pele) e a acumulação de elastina, que é uma característica da pele fotoenvelhecida.
Bronzeamento artificial: a Sociedade Brasileira de Dermatologia condena formalmente o bronzeamento artificial que pode causar o envelhecimento precoce da pele (rugas e manchas) e a formação de câncer da pele. A realização desse procedimento por motivações estéticas é proibida no Brasil desde 2009.
Alimentação: uma dieta não balanceada contribui para o envelhecimento da pele. Existem elementos que são essenciais e devem ser ingeridos para repor perdas ou para suprir necessidades, quando o organismo não produz a quantidade diária suficiente. O excesso de açúcar também “auxilia” a pele a envelhecer mais depressa, como já foi dito anteriormente.