1 – “O Cortiço” é um romance naturalista do poeta brasileiro Aluísio de Azevedo publicado em 1890. Essa obra apresenta a exploração e as péssimas condições dos moradores: * 1 ponto a) das estalagens e cortiços cariocas. b) dos cabarés e estalagens cariocas. c) dos prédios cariocas. d) das fazendas cariocas. Releia o trecho da obra “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo e responda à questão. 2. A obra retrata as atitudes do protagonista João Romão como avarento, ambicioso, desonesto. Desse modo, João Romão faria qualquer coisa para: * 1 ponto a) se privar das mulheres. b) se privar dos males humanos. c) cortar todos os gastos. d) cortar inquilinos inadimplentes.
Soluções para a tarefa
Resposta:A) das estalagens e cortiços cariocas.
Explicação: Classrom
1 - É correta a alternativa A.
A obra é centrada em narrar a vida da parte mais pobre da população carioca, que vivia, na época, em "cortiços", grandes casarões que eram alugados para que lá vivessem diversas famílias. Na obra são frequentes as cenas de violência, rebaixamento do gênero humano e miséria, coisa que era uma das características principais da escola naturalista da literatura.
2 - É correta a alternativa C.
"Avarento" é um sinônimo de "pão-duro", um adjetivo que serve para descrever alguém como excessivamente apegado ao dinheiro e que faz de tudo, mesmo coisas que não são razoáveis, para economizar.
No romance, isto é exemplificado quando João Romão, que é dono de uma mercearia e de um prédio, dorme sobre pedaços de papelão para economizar dinheiro.