Sociologia, perguntado por lusalles6396, 1 ano atrás

1) O coração da dialética torna-se, assim, o movimento. E o motivo já está claro para nós, pois sabemos que o movimento é a própria natureza do espírito, é o "permanecer do dispensar", é o cerne do real. [...] esse movimento dialético nada mais poderá ser senão uma espécie de movimento circular ou movimento espiral com ritmo triádico. (Adaptado de Reale e Antiseri, 2005, p. 106). Leia atentamente o trecho acima que se refere ao movimento espiral da dialética de Hegel. Nele, os autores fazem menção a um ritmo triádico, ou seja, que envolve três momentos e que possibilita a dinâmica desse movimento. Assinale a alternativa que se refere ao método mencionado, seu pensador e os três momentos envolvidos no movimento.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
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As alternativas são:

a. O método é a maiêutica de Sócrates e os momentos são: tese, refutação e diálogo.

b. O método é a dialética de Hegel e os momentos são: tese, antítese e síntese.

c. O método é a indução científica de Bacon e os momentos são: organização de dados, dialética e síntese.

d. O método é o cartesiano de Descartes e os momentos são: organização de dados, tabulação e movimento circular.

e. O método é o esclarecimento kantiano e seu movimento consiste na reflexão.

A é falsa, pois a maiêutica de Sócrates, que era uma forma dialética, era marcada por tese, antítese e síntese.

B é verdadeira, sendo um dos muitos modos da dialética - que sempre se caracteriza pelo confronto entre duas posições opostas - tese e antítese - que se depuram na síntese.

C é falsa, pois o método de Bacon não só contava com mais fases, como não contava com uma chamada "dialética".

D é falsa, pois o método cartesiano era, sobretudo, reflexivo, sem análise de dados.

E é falsa, não havendo mesmo a descrição de três momentos.

Respondido por licafotografa
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Resposta:

Letra A, Tese, antitese e sintese

Explicação:

Em Hegel, a dialética é, portanto, a estrutura do real que, entendido como processo, envolve três momentos: o da identidade, do ser em si (tese); o da negação, do ser para si (antítese); e o da negação da negação, do ser em si e para si (síntese).

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