1- O continente africano foi colonizado a partir de qual século?
2-Quais foram os povos que colonizaram o continente africano?
3_No século XIX houve a Conferência de Berlim.Qual a importância dessa conferência para a África?
4-Cite uma das consequências dessa conferência.
5-Quando ocorreu o processo de descolonização da África?
6-Quais são as consequências desse processo de descolonização?
7-Comente sobre os problemas de Ruanda.
8-Como podemos regionalizar o continente africano?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)século XV
2)A colonização da África pelos europeus remonta ao século XV, quando Portugal dominou os primeiros territórios na costa atlântica do continente.
3)esse evento oficializou o neocolonialismo que resultou na extensa exploração econômica de colônias africanas pelos países europeus.
4) A principal consequência, foi a divisão do território africano entre os países integrantes.
5) O processo de descolonização da África começou a ganhar força após a Segunda Guerra Mundial.
O continente africano foi colônia de potências europeias até a segunda metade do século XX. Sua independência se deu pela ocorrência da Segunda Guerra Mundial, que aconteceu na Europa entre 1939 e 1945.
6)Consequências de descolonização: Esquecimento da Africa pelo restante do mundo, devido ao capitalismo. Conflitos e guerras de tribos rivais, unidas no mesmo território pelo colonizador europeu. Miséria ocasionada pela extração de recursos naturais do continente.
7)Ruanda é um país que sofre com altos índices de mortalidade infantil, pobreza, subnutrição, analfabetismo, entre outros problemas sociais.
8)De uma forma simples, a África é regionalizada basicamente em África Islâmica e África Subsaariana. ... A África Islâmica representa a região norte do continente africano, essa área compreende um conjunto de nações que praticam a religião islâmica e de língua árabe.
Resposta:
1 - O processo de ocupação territorial, exploração econômica e domínio político do continente africano por potências europeias tem início no século XV e estende-se até a metade do século XX.
2 - Os fenícios por volta do século X a.C., os gregos a partir do século VIII a.C., os romanos no século II a.C., os vândalos no século V d.C., depois pelo Império Bizantino no século seguinte, pelos árabes no século VII e por último os estados modernos da Europa a partir do século XIV.
3 - A Conferência de Berlim, realizada entre 1884 e 1885, reuniu 14 potências do século XIX para debater a ocupação do continente africano. Que acabou ficando conhecido também como partilha da África, esse evento oficializou o neocolonialismo que resultou na extensa exploração econômica de colônias africanas pelos países europeus.
4 - A principal consequência, obviamente, foi a divisão do território africano entre os países integrantes e a liberdade comercial na bacia do congo e no rio Níger foi conquistada, bem assim a proibição da escravidão e do tráfico de pessoas.
5 - O processo de descolonização da África começou a ganhar força após a Segunda Guerra Mundial. Sua independência se deu pela ocorrência da Segunda Guerra Mundial, que aconteceu na Europa entre 1939 e 1945.
6 - As consequências da descolonização da África foi o esquecimento da África pelo restante do mundo, devido ao capitalismo, foram os conflitos e guerras de tribos rivais, unidas no mesmo território pelo colonizador europeu e também a miséria ocasionada pela extração de recursos naturais do continente.
7 - Ruanda é um país que sofre com altos índices de mortalidade infantil, pobreza, subnutrição, analfabetismo, entre outros problemas sociais.
8 - A África é regionalizada em África Islâmica e África Subsaariana. A África Islâmica representa a região norte do continente africano, essa área compreende um conjunto de nações que praticam a religião islâmica e de língua árabe. A África subsaariana representa o restante do continente africano, na parte sul do Saara, unindo aproximadamente 75% de toda população africana.