1. O Construtivismo entende o processo de aprendizagem como: *
Processo que enfatiza o professor como quem constrói o conhecimento para os alunos.
Processo no qual o aluno através de atividades interativas, com mediação do professor, constrói o conhecimento.
Processo planejado de forma que os alunos evoluam progressivamente por reforço positivo.
Métodos reflexivos de análise.
2. A epistemologia genética de Piaget entende que o conhecimento tem: *
Processo interativo que recebendo estímulos por reforço positivo a crinaça avançava no conhecimento.
Três estágios: operacional, pós-operacinal e motor.
A organização de máquinas que punem os alunos que não se desenvolvem adequadamente.
Quatro estágios: sensório-motor, pré-operacional, operações concretas e operações formais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Processo no qual o aluno através de atividades interativas, com mediação do professor, constrói o conhecimento.
2- Quatro estágios: sensório-motor, pré-operacional, operações concretas e operações formais.
Explicação:
Classroom
1) O Construtivismo defende que o processo de aprendizagem é aquele no qual o aluno, com mediação do professor, constrói seu próprio conhecimento. Logo, a alternativa B é a correta.
2) Segundo Piaget, o conhecimento tem quatro estágios: sensório-motor, pré-operacional, operações concretas e operações formais. Logo, a alternativa D é a correta.
O principal nome do Construtivismo foi Jean Piaget (1896-1980).
Segundo ele, os quatro estágios do conhecimento se caracterizam por:
- Sensório-motor: O período que vai do nascimento à aquisição da linguagem, marcado por extraordinário desenvolvimento mental.
- Dos 2 aos 7 anos a criança começa a reconstruir ações passadas e antecipar ações futuras. É o período pré-operativo.
- Dos 7 aos 12 anos Piaget chama de “fase do pensamento operativo concreto”. Torna-se possível as discussões. Compreensão aos pontos de vista do adversário e busca de provas e justificações no que se refere às próprias afirmações
- Dos 11-12 aos 14, é o período de adolescência. O que chama atenção no adolescente é que "Todos, porém, possuem sistemas e teorias que transformam o mundo, de um ou de outro modo". É o chamado estágio das operações formais.
Piaget escreve que a epistemologia genética se ocupa com a formação e o significado do conhecimento e dos meios através dos quais a mente humana passa de um nível de conhecimento inferior a outro, julgado superior.
A hipótese fundamental da epistemologia genética é a de que existe paralelismo entre o progresso completo e a organização racional e lógica do conhecimento e os correspondentes processos psicológicos formativos. Firma-se, assim, o terreno da psicologia infantil: desenvolvimento social, sim, mas desenvolvimento individual da criança também, que constitui, por si mesma, socialização progressiva do individuo.
Um dos problemas é que essa criança-sujeito, exatamente por ser sujeito, passa a ser objeto de construção de fora pelas mãos da neopedagogia. A presunção da pedagogia construtivista, deste modo, se dá no fato de se colocar no papel exclusivo de leitor do interioridade da criança, esquecendo-se de que um sujeito e um crítico não se formam com moldes exteriores.
De modo análogo, ao reduzir o aluno como sujeito de seu próprio conhecimento, coloca-se ele em um papel privilegiado em detrimento da educação como esforço: o aluno já não se sente obrigado a fazer nenhum esforço para aprender nada e espera que o professor reduza todo o conhecimento da humanidade aos limites do seu prazer imediato.
Para saber mais sobre a pedagogia dos filósofos antigos: https://brainly.com.br/tarefa/12886102