1)
O conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura tem uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos mantém-se privada, monopolizada por uma parte da sociedade. Essas afirmativas se ajustam ao conceito formulado por Iamamoto (2003) para:
Alternativas:
a)
mais-valia.
b)
totalidade.
c)
questão social.
d)
modo de produção capitalista
2)
De acordo com Iamamoto (1999), dar conta da questão social hoje é decifrar as desigualdades sociais - de classe social - em seus recortes de:
I - Gênero, raça e etnia.
II - Religião e nacionalidade.
III - Meio ambiente.
Está (ão) correta(s)
Alternativas:
a)
apenas III .
b)
apenas I e II .
c)
I, II e III .
d)
apenas I .
3)
.Segundo Iamamoto (1999), as expressões da questão social podem ser apreendidas por meio de:
Alternativas:
a)
justiça e equidade social.
b)
desigualdades e rebeldias sociais.
c)
pobreza econômica.
d)
lucro e a mais-valia.
4)
A questão social, segundo Iamamoto (2009), é indissociável da sociabilidade capitalista e envolve uma arena de lutas ______________ e culturais contra as ______________ socialmente produzidas. Suas expressões condensam múltiplas desigualdades ______________ por disparidades nas relações de gênero, características étnico-raciais, relações com o meio ambiente e formações regionais, colocando em causa amplos segmentos da sociedade civil no acesso aos bens da civilização. [...] Esse processo é denso de ______________ e ______________ expressando consciência e luta que acumulem forças para o reconhecimento das necessidades de cada um e de todos os indivíduos sociais.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
Alternativas:
a)
econômicas – políticas – atenuadas – conformismos – rebeldias
b)
políticas – desigualdades – mediadas – conformismos – rebeldias
c)
políticas – desigualdades – atenuadas – conflitos – rebeldias
d)
políticas – desigualdades – atenuadas – conformismos – conflitos
5)
... a pobreza maciça e a desigualdade obscena são flagelos tão terríveis dos nossos tempos que devem ser vistas como males sociais tão graves quanto a escravidão e o apartheid.
(Nelson Madela, 2005)
À medida que a desigualdade e a exploração constituem a própria essência da sociedade capitalista, esta se sustenta sobre um permanente processo de luta entre as classes fundamentais... Raichelis (1988) A autora está se referindo quais classes sociais nominadas por Marx:
Alternativas:
a)
Burguesia e proletariado
b)
Classes A e classe B
c)
Operários e patrões
d)
Excluídos e incluídos
Soluções para a tarefa
1 – c) questão social.
A questão social é responsável por envolver as desigualdades da sociedade capitalista madura que diz respeito também à produção social.
2 – c) I, II e III .
As desigualdades sociais (considerando a questão social) são difíceis de serem decifradas em relação aos seus recortes de gênero, raça, etnia, religião, nacionalidade e meio ambiente.
3 – b) desigualdades e rebeldias sociais.
As expressões da questão social, de acordo com Iamamoto, podem ter sua apreensão devido às desigualdades e rebeldias sociais.
4 – b) políticas – desigualdades – mediadas – conformismos – rebeldias.
A questão social envolve lutas políticas e culturais contra as desigualdades mediadas por disparidades de conformismos e rebeldias.
5 – a) Burguesia e proletariado.
De acordo com Marx, a burguesia e o proletariado são classes sociais com características próprias de essência do capitalismo.
Bons estudos!