Sociologia, perguntado por machadoluiz07, 11 meses atrás

(1) O conceito de classe social, elaborado por Marx e por Weber, é útil para evidenciar que a sociedade tem divisões e diferenças internas, ou seja, que nem todos os indivíduos têm a mesma posição na sociedade.Considerando o conceito de classe social formulado por Marx e por Weber, assinale a alternativa INCORRETA: *

( )Para Weber, a relação entre as classes proprietárias e o proletariado moderno é de exploração.

( )Para Marx, classe social significa a posição dos indivíduos nas relações de produção e o “motor da história” é a luta travada entre as classes sociais.

( )Para Weber, classe social significa a posição dos indivíduos em uma escala de estratificação social, cuja medida é dada pelo montante de bens e salários, oportunidades de renda e capacidade de compra de produtos e no mercado de trabalho.

( )Para Marx, a relação entre a burguesia e o proletariado é de conflito.

(2) Para Karl Marx o conceito de Classes Sociais se desenvolve com a formação da sociedade capitalista. Dessa forma, é correto afirmar que: *

( )O capitalista divide com a classe de trabalhadores a mais-valia produzida por seu trabalho sem que haja a exploração de mão de obra.

( )As classes sociais não são opostas entre si, mais sim complementares e interdependentes.

( )As classes sociais formadas no capitalismo estabelecem intransponíveis desigualdades entre os homens, relações de exploração e antagonismo.

( )Para Marx, a história humana é a história passiva da luta de classes e da aceitação doantagonismo entre burgueses e proletários.

( )As classes sociais são independentes entre si de tal forma que a diferenças entre elas não são sentidas pelos indivíduos de uma sociedade.

(3) A estratificação social é uma realidade em todas as sociedades do mundo. Dentro do conceito de estratificação, a mobilidade social existe quando: *

( )Uma grande quantidade de famílias desloca-se do campo para o meio urbano.

( )Uma família ou indivíduo migra para outra região do país.

( )Um grupo ou um indivíduo ascende ou descende na escala social.

( )O indivíduo muda-se de um bairro ou região.

( )Um grupo social imigra para outro país.

alguém consegue me ajudar?

​​

Soluções para a tarefa

Respondido por valdianal19
58

Resposta:

para Weber a relação entre as classes proprietária e proletária moderno e de exploração

Explicação:

oo conceito de classe social elaborado por Marx e por Web era útil para evidências que a sociedade tem divisões e diferenças internas ou seja que tem todos os indivíduos têm a mesma posição na sociedade

Respondido por marigiorgiani
16

Questão 1. a) Para Weber, a relação entre as classes proprietárias e o proletariado moderno é de exploração.

Max Weber foi um sociólogo que estudou as relações sociais e o que as move.

Para ele, na sociedade moderna, muitas intenções humanas se cruzam, e a economia e o capitalismo não estão de fora - e nem devem estar. Porém, cada indivíduo é influenciado de uma maneira e proporção diferentes por cada uma das dimensões sociais.

Com relação ao capitalismo na sociedade moderna, Weber enxergava tal modelo econômico como uma forma de relações racionais, em que regras eram estabelecidas e deveriam ser cumpridas por todos os lados. Ou seja, para Weber, a relação entre as classes proprietárias e o proletariado é uma relação econômica.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/40236084

Questão 2. As classes sociais formadas no capitalismo estabelecem intransponíveis desigualdades entre os homens, relações de exploração e antagonismo.

Para Karl Marx, as classes sociais surgem a partir de uma relação de trabalho e propriedades, com origem da classe dominada (proletários) e da classe dominante (dono dos meios de produção).

Ainda, segundo Marx, o Estado atuava de maneira a manter e até intensificar essa divisão social, e para isso lançava mão de aparatos diversos que favoreciam o dono do meio de produção.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/27021397

Questão 3. Um grupo ou um indivíduo ascende ou descende na escala social.

Mobilidade social é um termo muito presente na sociologia quando se estuda Karl Marx, e foi desenvolvido junto dos estudos sobre estratificação social.

Uma sociedade é comumente dividida em estratos, que são camadas sociais de acordo com diversos critérios. As sociedades orientais costumam dividir-se (estratificar-se) de acordo com critérios mais sociais, como a etnia no caso da Índia, que se estratifica por castas. Já nas sociedades ocidentais, há outras formas de estratificação como a financeira e por trabalho.

A mobilidade social seria o deslocamento de indivíduos entre essas camadas.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/19863315

Anexos:
Perguntas interessantes