1- o cientista e artista italiano renascentista Leonardo da Vinci (1452-1519) aplicou a esse desenho do corpo humano o conceito de simetria e proporção de vitruvio, arquiteto romano que viveu no século I a.C. a) como a figura humana é retratada no interior do círculo e do quadrado? b) as posições de braços e pernas podem ser combinas de diferentes maneiras, formando posturas diferentes . Mantendo posições simétricas, ou seja, iguais nos dois lados, quantas posturam é possível combinar? c) que impressão essas diferentes posturam provocam no observador? 2- De acordo com o vitruvio, para que fossem belas, as construções deviam seguir a simetria e as proporções do corpo humano, que , para ele, são perfeitas e se repetem na natureza e no universo . No renascimento, Leonardo da Vinci retomou essa concepção e aplicou - a a esse desenho do corpo humano. Para verificar as proporções presentes no corpo humano, observe a figura na posição em que as mãos e os pés tocam o quadrado. a) Meça a cabeça. Qual a proporção entre ela e a altura total da figura? b) Essas medidas mostram que, no corpo humano, as proporções são equilibradas , harmoniosa? Por quê?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1
A) No centro do círculo e do quadrado que estão ao redor do corpo humano, o artista Leonardo da Vinci desenho o umbigo perfeitamente centralizado.
Nas extremidades, podemos perceber que as extremidades humanas tocam o circulo e o quadrado
B) São possíveis quatro combinações diferentes, com braços e pernas abertos e fechados.
C) o quadro cria uma impressão de que o homem está se movendo ao focar em uma das posições
2 -
A - A proporção utilizada pelo artista é baseado no número Fi, sendo igualmente proporcional em tudo
B - Através de cálculos, podemos perceber que a distância do braço corresponde a exato dobro do antebraço
C - A proporção da cabeça equivale a oitava parte do tamanho da figura
D- Sim, essa é uma obra perfeitamente simétrica
Explicação: