1. O catolicismo é uma religião que pode ser classificada como:
a) Panteísta. b) Politeísta. c) Pluralista. d) Monoteísta.
02. "Zeus, o senhor de todos os deuses, esposo de Hera, teve Ares, o senhor da guerra, como filho, além de outros deuses e semi-deuses que teve com diversas mortais”. Esta citação é característica de que tipo de religião?
a) Politeísta. b) Monoteísta. c) Panteísta. d) Dualista.
03. O Candomblé é uma religião originariamente da cultura africana. Ela é classificada como uma religião: a) Dualista. b) Panteísta.
c) Politeísta. d) Monísta.
04. “Admite a existência de um Deus único que, após ter criado as “sementes” de tudo quanto existe, separou-se totalmente da sua criação, deixando-o evoluir a si mesmo”. Esta definição é cabível a que conceituação?
a) Dualismo. b) Deísmo. c) Valdetismo. d) Politeísta.
05. “Crença filosófica que postula que Deus existe como incausado ‘Primeira Causa’ em última instância, responsável pela criação do universo, mas não interfere diretamente com o mundo criado. Postula a existência de Deus como a causa de todas as coisas, e admite sua perfeição, mas rejeita a revelação divina ou intervenção direta de Deus no universo por milagres . Ele também rejeita a revelação como uma fonte de conhecimento religioso e afirma que da razão e da observação do mundo natural, são suficientes para determinar a existência de um único criador ou princípio absoluto do universo”. Esta citação se encaixa em qual conceito de religiosidade?
a) Politeísmo. b) Monoteísmo. c) Deísmo. d) Pluralismo.
06. “Deus é a Causa Única e Infinita do universo, que se manifesta em vários efeitos finitos, como sejam: matéria, energia, luz, vida, inteligência, razão, consciência, amor, verdade, bondade, felicidade, etc. Deus está em toda parte, transcendente a todas as coisas e imanente em todas elas. Podemos conhecer a Deus somente como imanente nas coisas finitas, mas não como transcendente a elas” Esta citação, do filósofo Huberto Rohden, é típica de que conceito religioso?
a) Dualismo b) Teísmo. c) Politeísmo. d) Monismo.
07. Baseado no vídeo do filósofo Mario Cortella, podemos dizer que:
a) Religião e religiosidade são a mesma coisa. b) Religião é o sentimento individual (a fé) inerente a cada ser humano. c) Religiosidade e o sentimento da espiritualidade individual e Religião é a união, a prática institucionalizada com regras e preceitos de uma coletividade. d) Religiosidade é o conjunto, a coletividade de vários sentimentos religiosos.
08) “A religião é o ópio do povo. O coração de um mundo sem coração”. De quem é essa frase?
a) Fiódor Dostoiévski. b) Friedrich Wilhelm Nietzsche. c) Karl Marx. d) Umberto Eco. 09. Podemos dar como exemplo de Religião Sapiencial: a) O Islamismo. b) O Judaísmo. c) O Budismo. d) O comunismo.
10. Podemo afirmar que, segundo Mario Cortella, o ateu também é provido de “religiosidade”, embora negue e até combata a religião, pois a sua ética está baseada na vida – e isso é compaixão no sentido exato da palavra.
(Sim)
(Não )
ALGUÉM SABE RESPONDER ESSAS PERGUNTAS??????
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
- letras B
- letras A
- letras A
- letras B
- letras C
- letras B
- letras A
- letras C
- letras B
- sim fim
0001066088925:
faltou a 10...
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Filosofia,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás