Sociologia, perguntado por lilianepsouza, 11 meses atrás

1-O caso trata de relações de poder, de ideologia e de economia capitalista.
Poderíamos considerar que a organização dos Pereira construiu seu patrimônio com base no nepotismo? Quais as implicações desse tipo de opção na tomada de decisões de uma organização?

2-A posição ocupada por Antônio pode ser considerada de status? Ela foi alcançada em função de merecimento ou de indicação? Qual o impacto disso no comportamento dos funcionários da organização?

3- E você, como resolveria o problema da demissão da Tia Alzira? Quais poderiam ser os impactos de sua decisão na organização?

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
3
Olá,

1) O sucesso da empresa dos Pereira se deu devido a postura de seu fundador, Joaquim, de intermediar uma relação saudável entre os seus filhos na administração geral do negócio. O nepotismo está presente na base da organização.

2) A posição alcançada por Antônio é sim, de status. Entretanto, podemos afirmar que ele a alcançou por merecimento, já que no texto fica claro que o mesmo é pragmático, objetivo e astuto, características necessárias para a gestão. A percepção dos funcionários é diferente, mas é normal que ressintam, já que Antônio é filho do fundador.

3) Quando falamos em administração, a competência técnica é fundamental. Antes de uma demissão, certamente seria interessante conversar com ela e avaliar o trabalho desenvolvido. Caso necessário, a mesma deveria estudar e se profissionalizar para ter a competência técnica necessária para desempenhar a função.

Caso ela se negasse ou se mostrasse incapaz de assumir as responsabilidades, nesse caso a demissão seria a única e última opção.

Espero ter ajudado!


Perguntas interessantes