1)
O caso "Platão" é privilegiado na História da Filosofia. Para uma historiografia menos preocupada com a Crítica ao Historicismo do que com a sua própria racionalidade, nele, Platão, o que se vê para é a racionalidade do mundo helênico. Sem dúvida, também, para ela tudo principia por uma "quaestio disputata". Do epos homérico a o logos platônico, caminhou-se. Pode-se pensar que este caminhar foi um mero aglutinar-se, uma justaposição no tempo do que se acotovelou no espaço. Mas nada assegura a ninguém que esta confusão seja mais do que aparência. O primeiro sinal disto é o próprio despertar no homem da preocupação histórica: resta sempre a aporia de o acaso jamais poder ser pensado sem a necessidade. De qualquer forma, admitida a racionalidade, pode-se pensar que esta se ins taura sob a forma de uma evolução homogênea ou de uma Dialética na qual, de algum modo, cada momento é o contrário do que o antecede.
SUOUZA NETTO, F.B. Platão e o pensamento grego, Transformação São Paulo 5: 35-42, 1982.
Com base no texto, complete as lacunas:
Para Platão o homem é uma ____________ acidental entre corpo e alma, e é na ____________ que reside a sua essência; sendo que o homem possui três ____________: a racional, a irascível ou colérica e a concupiscível ou ____________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do trecho destacado.
Alternativas:
a)
unidade; felicidade; fases; conformada.
b)
divindade; felicidade; almas; conformada.
c)
unidade; alma; almas; desejante.
d)
divindade; alma; fases; inconformada.
e)
criatura; felicidade; fases, desejante.
2)
Com efeito, as coisas que temos de aprender antes de poder fazê-las, aprendemo-las fazendo; por exemplo, os homens tornam-se arquitetos construindo e tocadores de lira tangendo esse instrumento. Da mesma forma, tornamo-nos justos praticando atos justos, e assim com a temperança, a bravura, etc.
Sobre a ética aristotélica, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Aristóteles é um defensor da ética das ideias, acrescidas do elemento teleológico: tornar inteligível e alcançar a justiça, a vida tranquila (sodamonia, em grego).
b)
A virtude é a força necessária para agir corretamente, tal como o autocontrole e o autodomínio.
c)
A felicidade seria adquirida através do hábito, daí a necessidade do esforço permanente em praticar a política.
d)
A lógica aristotélica pretende-se a melhor, a mais nobre e mais aprazível coisa do mundo.
e)
Os seres humanos que agirem com ética por meio da vida cotidiana competitiva terão alcançado a máxima virtude.
3)
A dialética grega tradicional constitui um processo essencialmente argumentativo, cuja solução se dá pela revelação das eventuais oposições existentes
FERREIRA, F.G. A Dialética Hegeliana: uma tentativa de compreensão. Rev. Estudos Legislativos, Porto Alegre, ano 7, n. 7, 2013
A respeito da dialética grega, considere as seguintes afirmações:
I - Sócrates e Platão foram adeptos do método dialético.
II - A dialética grega é uma importante ferramenta metodológica para se chegar a verdade dos fatos, porém exigia dos seus debatedores grande maturidade.
III - Para conseguir praticar a dialética grega é preciso ter grandeza de espírito e atribuir supremacia à verdade, ainda que em detrimento da própria imagem de si.
IV - Os praticantes da dialética asseguram não haver lacunas em seu pensamento de modo que a imagem de si mesmo conduza o si mesmo no para embrenhar-se por caminhos mais seguros.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, III e IV, apenas.
b)
I, II e III, apenas.
c)
II e IV, apenas.
d)
I e II, apenas.
e)
I, II e IV, apenas.
4)
Em sua obra Ensaio sobre o entendimento humano, de 1690, John Locke defende que toda ideia tem origem na experiência sensível. O intelecto humano, partindo da experiência, por abstração, produz ideias. A mente humana, ao nascer, se assemelha a uma folha em branco que, ao passar do tempo, receberá impressões sensíveis.
John Locke, conhecido como o “pai do liberalismo”, foi um filósofo inglês que exerceu bastante influência em sua época, ajudando a fundar a escola
Alternativas:
a)
construtivista.
b)
racionalista.
c)
empirista.
d)
marxista.
e)
liberalista.
simonebaima50:
1- c / 2-b / 3-b / 4-c
Soluções para a tarefa
Respondido por
34
Resposta:
1) R: C ( unidade, alma. almas, desejante)
2)R: B ( A virtude é a fornecessária para agir corretamente, tal como o autocontrole e o autodominio)
3)R: B( I, II, III )
4)R: C ( empirista)
Respostas corrigidas.
Respondido por
8
Resposta:
1) C ( unidade, alma. almas, desejante)
2) B ( A virtude é a fornecessária para agir corretamente, tal como o autocontrole e o autodominio)
3) B( I, II, III )
4) C ( empirista)
Explicação:
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
8 meses atrás
Administração,
8 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás