1. O carbono pode se ligar com o oxigênio e formar a molécula
do CO2, que possui uma interação intermolecular de dipolo
induzido - dipolo induzido, por ser uma molécula apolar.
II. O átomo de sódio ao se ligar com átomo de enxofre forma a
substância pura simples Na S.
III. O grafite, o carvão e o diamante representam três formas
distintas do carbono e exemplificam o fenômeno da alotropia.
Está (ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
1 e3 1 e 2. 2. 3. 1
Soluções para a tarefa
I. O carbono pode se ligar com o oxigênio e formar a molécula do CO2, que possui uma interação intermolecular de dipolo induzido - dipolo induzido, por ser uma molécula apolar.
Verdadeiro. As moléculas apolares, como o CO2, interagem entre si via dipolo induzido, já que o dipolo (a polaridade) só acontece com a aproximação da eletrosfera de uma molécula com a outra, o que é chamado de indução.
II. O átomo de sódio ao se ligar com átomo de enxofre forma a substância pura simples NaS.
Falso. Dois átomos de sódio (Na) se ligam com o átomo de enxofre (S) formando o Na2S, o sulfeto de sódio. Por ser formado por mais de um tipo de átomo, é designado como uma substância composta.
III. O grafite, o carvão e o diamante representam três formas distintas do carbono e exemplificam o fenômeno da alotropia.
Verdadeiro. Alotropia é a propriedade de alguns elementos químicos de existirem em duas ou mais formas diferentes, no mesmo estado físico.
Cada forma é conhecida como alótropo. daquele elemento. Cada alótropo possui diferenças estruturais nas suas ligações intermoleculares, ou seja, os átomos do elemento estão ligados entre si de uma maneira diferente.
O exemplo mais famoso de elementos com alótropos diferentes é o carbono, por poder ser tanto carvão e grafite quanto diamante!