História, perguntado por jefffelipe2015, 6 meses atrás

1)

O Brasil se tornou tão importante para Portugal que no século XIX, em meio a uma crise causada pela expansão do Império Napoleônico, a Corte Real Portuguesa foi toda transferida para o Brasil, assim como o centro do Império Português. Portugal tirou muito proveito do Sistema Colonial, o qual baseava-se na sustentação da economia das Metrópoles com a exploração de suas Colônias.



Com base nesse contexto, analise as afirmativas:



I – Os protestos na colônia contra políticas metropolitanas eram muito incomuns e limitados.



II – Os movimentos de contestação à ordem colonial foram divididos classicamente em dois grupos: os nativistas e os modernos.



III – Trata-se de uma época profundamente conturbada, repleta de revoltas – de trabalhadores escravizados contra seus senhores, da elite colonial contra a metrópole.

Agora, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)

Apenas a afirmativa I é correta.


b)

Apenas a afirmativa II é correta.


c)

Apenas a afirmativa III é correta.


d)

Apenas as afirmativas I e III são corretas.


e)

Apenas as afirmativas II e III são corretas.
Alternativa assinalada

2)

No século XVIII, algumas revoltas foram fruto da incompatibilidade de interesses existente entre os colonos e os portugueses. Algumas vezes, a situação de conflito não motivou uma ruptura radical com a ordem vigente, mas apenas a manifestação por simples reformas que se adequassem melhor aos interesses locais.

Tendo em vista o contexto do Brasil colonial a Guerra dos Emboabas, a dos Mascates e a Revolta de Vila Rica, podem ser verificadas nas primeiras décadas do século XVIII como

Alternativas:

a)

manifestações de rebeldia localizadas, que contestavam aspectos da política econômica de dominação do governo português.
Alternativa assinalada
b)

manifestações pacíficas de cunho social e sem expressão.
c)

revoltas armadas com propósito religioso em prol da Igreja da Católica.
d)

movimentos isolados em defesa de idéias liberais, nas diversas capitanias, com a intenção de se criarem governos republicanos.
e)

manifestações das camadas populares das regiões envolvidas; contra as elites locais, negando a autoridade do governo metropolitano.

3)

A exploração excessiva que era feita pela metrópole portuguesa teve seus reflexos de descontentamento a partir do final do século XVII. Neste, ocorreu apenas um movimento de revolta, mas foi ao longo do século XVIII que os casos se multiplicaram. Com base nesse contexto, complete as lacunas:





Os movimentos de contestação à ordem colonial foram divididos classicamente em dois grupos: os______________ e os _________________. Os primeiros têm relação com o descontentamento dos colonos com situações que podem em até certo ponto serem consideradas cotidianas em uma grande colônia _________________ como foi o Brasil. O segundo grupo são movimentos contemporâneos ao processo de contestação ao domínio metropolitano e ao modelo colonial nas Américas.



Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

Alternativas:

a)

democratas / republicanos / popular.
b)

democratas / liberais / popular.
c)

nativistas / modernos / escravagista.
Alternativa assinalada
d)

moderados / exaltados / escravagista.
e)

rebeldes / moderados / mineradora.

4)

Gilberto Freyre (1933) foi criticado por amenizar as “relações de opressão”, que sabidamente eram violentas durante a colonização, especialmente quando analisamos a escravidão.

A expressão que representou essas ideias foi a de

Alternativas:

a)

Branqueamento.
b)

Três raças.
c)

Apartheid.
d)

Democracia racial.
Alternativa assinalada
e)

Eugenia.

corrigido pelo ava 2021

Soluções para a tarefa

Respondido por Rayato123
1

Resposta:

1;e

2;a

3;c

4d

Explicação:Obs: já tinha no brainly


jefffelipe2015: so que esta esta atualizada 2021
jefffelipe2015: a que eu achei estava errada a letra c e d
Respondido por willian281823
0

Resposta:

boa noie poderia me add no grupo de historia 11966568977

Explicação:

Perguntas interessantes