Português, perguntado por jramboriojaneiro, 10 meses atrás

1) O autor deu o titulo genérico de soneto, que, em vez de aludir ao tema do poema, como é comum, alude à forma fixa em que ele foi escrito. Observando o texto, explique quais são as características de um soneto.

2) O eu lírico desse poema é um poeta, ou seja, alguém que está escrevendo o soneto.

me ajudem pfvr:( deus lhe abençoe ♡

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por MarianeRCastro
54
O soneto é composto por dois quartetos e dois tercetos, ou seja, quatro estrofes (conjuntos de versos), sendo que as duas primeiras devem conter quatro versos e as duas últimas três, num total de catorze versos.
  O primeiro ponto importante da estrutura do soneto é a métrica. Cada um dos catorze versos devem possuir a mesma métrica, o que significa que devem apresentar o mesmo número de sílabas poéticas. O soneto é composto geralmente por dez sílabas poéticas em cada verso, mas alguns apresentam versos de doze sílabas poéticas, os chamados dodecassílabos ou alexandrinos.
Respondido por poxabeto
96
1) O seneto comum, o mais tradicional, possui 2 quartetos (estrofes de 4 versos) e 2 tercetos (estrofes de três versos). Normalmente, o soneto possui uma introdução, no primeiro quarteto, o desenvolvimento, no segundo quarteto, seguido de uma conclusão (desfecho do tema tratado no poema) nos dois últimos tercetos.

2) Sim, o eu-lírico é a voz expressa no poema. Em se tratando do respectivo poema, o eu-lírico é um poeta que procura uma maneira de dizer que adora uma outra pessoa.

jramboriojaneiro: 3) não se deve confundir o eu lírico de um poema com a pessoa real do autor. Considerando que, até aqui, você interpretou o pensamento do eu lírico no poema, reflita agora sobre as intenções do poeta Tite de lemos ao criar esse soneto com esse eu lírico. o que ele pretendia? você considera que ele teve sucesso e atingiu seus objetivos?
jramboriojaneiro: rsrsrs obrigada vc tá me salvando rsrs ♡
poxabeto: 1) O eu-lírico deixa a entender que, independente da idade que se tem, o amor sempre se parecerá com os romances adolascentes, aqueles nos quais nos entregamos totalmente, sem medo. A poesia amorosa, para o eu-lírico, também se apresenta da mesma maneira. Como se todas as palavras soassem ingênuas e clichês. É tanto que, durante toda o poema, o eu-lírico busca uma forma de dizer que ama/adora a outra pessoa, mas no fim acaba confessando que um bilhete adolescente poderia resolver tudo.
poxabeto: 3) O poeta pretendeu mostrar, no poema, a ingenuidade do amor. É como se ele dissesse que o amor não é coisa de adultos, e sim de adolescentes, os quais se entregam totalmente ao sentimento. Se é uma lição de como conquistar alguém que se ama, nós não sabemos. Mas que é uma breve tentativa de explicar o amor, isso é.
jramboriojaneiro: muito obrigada!!! mto sucesso pra vc ♡ será um ótimo professor no futuro.♡
poxabeto: Que coisa linda! Obrigado você! Boa sorte e sucesso na vida também! ❤
jramboriojaneiro: ♡♡♡
jramboriojaneiro: eu postei a mh nova dúvida la, consegue responder
jramboriojaneiro: tô cm dificuldade de responder
jramboriojaneiro: oi Beto vc ainda tá aí? :( tô desesperada
Perguntas interessantes