1. O amor romântico busca a pureza como forma de enobrecimento, mas, muitas vezes, um certo erotismo está presente. a) Releia as estrofes 1 e 2. O que dá à situação mostrada uma atmosfera irreal, fantasiosa? b) Quais expressões usadas para identificar a amada, nas estrofes 3 e 4, sugerem sua idealização? c) Na quarta estrofe, como se revela a opção do eu lírico por manter a relação em um plano ideal? d) Como o erotismo é sugerido nessas quatro primeiras estrofes?
Soluções para a tarefa
O poema a ser analisado chama-se "Quando a noite no leito perfumado", tendo como autor Alvares de Azevedo. Consiste em um poema que apresenta inúmeras metáforas, onde eu lírico está a observar a amada dormindo.
Análise do poema
A - As palavras ilusão e pálpebras divinas remete a uma ideia fantasiosa.
B - As palavras que remetem a identificação da amada são: virgem do meu amor e anjo de meu amor.
C - Levando em conta que a amada não está mais viva, o eu lírico, através de sua imaginação, está demonstrando um desejo inalcançável, característica dos poemas românticos, desejo apresentado na estrofe posterior de através de um beijo fazer a amada abrir os olhos.
D - O erotismo é sugerido através dos desejos do eu lírico, como [...]solto os cabelos[...], [...]desmaia suavíssimo em teu peito[...], [...]o beijo a furto[...].
Esse é um poema que destaca o quando o eu lírico sente falta de sua amada e acaba por sonhar com a mesma e se iludir com as sensações.
Quer conhecer mais sobre os poemas de Álvaro de Azevedo?
https://brainly.com.br/tarefa/15445252
https://brainly.com.br/tarefa/17841957