Geografia, perguntado por IsaTMJ0, 7 meses atrás

1- O agronegócio é o setor de peso na economia brasileira, com destaque para o estado do Mato Grosso. Sobre esse setor no Brasil, é INCORRETO afirmar que:

A) envolve vários setores, como agricultura de precisão, biotecnologia com investimentos e presença de transnacionais nos ramos de produção de alimentos, maquinários e insumos para a agricultura.
B) o processo de modernização produtiva voltada para inserção no mercado mundial de commodities agrícolas vem marcando a economia da região Centro-Oeste.
C) entre os principais produtos do agronegócio de exportação, estão: soja, carnes, produtos florestais, café, fumo e seus derivados, couro, cereais, suco de frutas, fibras e produtos têxteis.
D) com o avanço da biotecnologia no setor agropecuário, o planejamento, a produção, a comercialização e a exploração comercial transformam todo o setor em agronegócio.

2- As técnicas são um conjunto de meios instrumentais e sociais, com os quais o homem realiza sua vida, produz e, ao mesmo tempo, cria espaço [...]. Acerca da dinâmica de produção e formas de apropriação do espaço agrário na lógica capitalista, é correto afirmar que:

A) no agronegócio, a policultura, o trabalho assalariado e a produção em pequena escala são algumas das principais referências, enquanto o campesinato é caracterizado pela biodiversidade, monocultura, trabalho familiar e produção em larga escala.
B) os camponeses citricultores são produtores familiares que usam predominantemente o trabalho assalariado; já os citricultores capitalistas utilizam predominantemente o trabalho dos membros da família, cujo número tem que ser maior que o de trabalhadores assalariados, exceto no período da colheita.
C) o campesinato (pequeno produtor) não promove a concentração de terra, trabalho, poder; ao contrário do produtor capitalista, que, ao realizar sua produção, ultrapassa os limites de tempo e espaço, devido à necessidade dessa concentração para sua expansão.
D) a predominância do trabalho familiar no agronegócio valoriza a relação social não capitalista que determina o uso do território, já a predominância do trabalho familiar no campesinato determina a área de produção, o tempo de trabalho, a renda e a quantidade produzida.

Soluções para a tarefa

Respondido por juliellenluizcunha
13

A resposta correta para a questão 1 é a letra D: "com o avanço da biotecnologia no setor agropecuário, o planejamento, a produção, a comercialização e a exploração comercial transformam todo o setor em agronegócio."

O agronegócio abrange as atividades econômicas ligadas à agropecuária, com crescimento a partir dos anos 70. Apesar de envolver diversas atividades econômicas, inclusive do setor secundário (indústrias), nem toda atividade agropecuária é agronegócio. Por exemplo, os pequenas produtores, com propriedades menores e produção em baixa escala.

A resposta correta para a questão 2 é a letra C: "o campesinato (pequeno produtor) não promove a concentração de terra, trabalho, poder; ao contrário do produtor capitalista, que, ao realizar sua produção, ultrapassa os limites de tempo e espaço, devido à necessidade dessa concentração para sua expansão."

O campesionato envolve as atividades desenvolvidas pelos camponeses, que são caracterizadas pelo trabalho familiar ou comunitário, produção em pequena escala e consumo próprio.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Perguntas interessantes