1- O acúmulo de capitais, a modernização da agricultura, a disponibilidade de mão de obra e de recursos
naturais e a força do puritanismo ajudam a explicar o pioneirismo da __________ na Revolução Industrial.
Das opções abaixo listadas, o país que melhor preenche o espaço acima é:
a) Alemanha
b) Holanda
c) Itália
d) Inglaterra
e) Espanha
2- O que foi a Revolução Industrial? Quando e onde aconteceu?
3- Antes da indústria, como o homem produzia aquilo que era necessário para a sua sobrevivência e para
o comércio?
4- Quais foram os fatores que levaram a Inglaterra a ser a pioneira nessa revolução?
5- Quais as consequências da Revolução Industrial?
6- Analise as consequências de o Brasil ter entrado tardiamente no processo de industrialização. Quais
efeitos isso gerou para a nação e para o povo brasileiro?
Soluções para a tarefa
1) Letra D: a Inglaterra é que obteve o pioneirismo na Revolução Industrial, de modo que tal feito foi resultado de um processo de acúmulo de capitais juntamente com a modernização da agricultura.
Tais avanços econômicos e tecnológicos atuaram em conjunto com a disposição de uma enorme quantidade de mão de obra e dos recursos naturais, juntamente com o puritanismo, religião que incentivava o desenvolvimento econômico.
2) A Revolução Industrial foi um processo de grandes transformações econômico-sociais que começou na Inglaterra no século XVIII.Chamamos de Revolução Industrial o processo que levou à substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico (ou artesanal) pelo sistema fabril.
O advento da produção em larga escala mecanizada deu início às transformações dos países da Europa e da América do Norte.Estas nações se transformaram em predominantemente industriais e suas populações se concentraram cada vez mais nas cidades.A expansão do comércio internacional dos séculos XVI e XVII trouxe um extraordinário aumento da riqueza para a burguesia. Isto permitiu a acumulação de capital capaz de financiar o progresso técnico e o alto custo da instalação nas indústrias.
3) Antes do processo de industrialização, o homem produzia aquilo que era necessário para a sua sobrevivência e comércio, com isso, fez com que o homem produzisse de forma controlada.
Nesse sentido, o processo de industrialização facilitou muitas tarefas que antes eram feitas de forma manual, assim sendo, quase tudo que se era produzido de forma controlado passou - se a ser produzido em grande quantidade.Dessa forma, a industrialização marcou o começo de uma nova era.
4) A Inglaterra foi precursora da Revolução Industrial principalmente graças ao fato de que desenvolveu a indústria têxtil de artesanato com lã o que em muito favoreceu uma revolução científica que promoveu o desenvolvimento de recursos tecnológicos para utilizar o algodão. A Inglaterra dispunha de bastante carvão e ferro e ainda podia contar com mercados no exterior para seus produtos.
5) As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e do consumo; os impactos ambientais negativos etc.