1-O acesso à internet no mundo é homogêneo? Explique detalhadamente e com números.
2-No Brasil, quais são as regiões que possuem os maiores índices de acesso à internet? Por que existe esse cenário?
3-O que é a Economia Informal?
4-O que provoca o surgimento da Economia Informal?
6-Em seu município, no Paraná, existe a Economia Informal? Se sim, comente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1Não é homogêneo, pois pelo menos 49% da população mundial ainda não tem acesso à internetOs fatores que interferem nos índices passam por localização geográfica (áreas urbanas x rurais), classe social (ricos x pobres), idade e gênero.
A conexão de baixa qualidade, por exemplo, aparece 43% em países mais pobres, enquanto o problema é mencionado por apenas 25% de entrevistados em nações mais desenvolvidas.
Outro caso que exemplifica a situação é o preço dos pacotes entre diferentes regiões do globo. Enquanto uma franquia de um giga em países do Sul da Ásia consome 1,2% da renda mensal média, na África Subsaariana o serviço custa o equivalente a 6,8% da receita média mensal.
Resposta:
Não, De acordo com a (UIT) em sua pesquisa são 3,9 bilhões de pessoas ligadas à internet e se pegarmos a população mundial hoje podemos constatar que 50,6% das pessoas possuem o acesso e 49,4% ainda não possuem o acesso a internet
O Sudeste se manteve como a região com o maior percentual da população com acesso à internet (48,1%). As regiões Norte (34,3%) e Nordeste (30,2%) apresentaram os menores percentuais de usuários, mas registraram os maiores aumentos nos contingentes de usuários (respectivamente, 213,9% e 171,2%). Segundo o IBGE, nos domicílios em que não havia utilização da internet, os motivos alegados para não a usar foram - falta de interesse (34,8%), serviço de acesso era caro (29,6%), nenhum morador sabia usar (20,7%), serviço de acesso não estava disponível na área (8,1%), equipamento necessário era caro (3,5%) e outro motivo (3,3%).
Economia informal envolve as atividades que estão à margem da formalidade, sem firma registrada, sem emitir notas fiscais, sem empregados registrados e sem contribuir com impostos ao governo.
A economia informal é muito comum em países subdesenvolvidos e emergentes. Seu desenvolvimento ocorre em consequência do desemprego estrutural, da cobrança de tributos e da burocracia para atuar legalmente.
Explicação: