Filosofia, perguntado por anacarolinafrota002, 2 meses atrás

1) Nos seus estudos sobre a História na Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea quais aspectos mais lhe chamaram a atenção, a política, a religião, a escravidão, a ate, a ciência, trabalho, a Filosofia? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por snicky
2

Resposta:

O que mais me chama atenção

Política Antiga: é que os sistemas de governo da Antiguidade se baseavam nas estruturas teocráticas, por meio das quais uma elite política abalizava seu poder através de argumentos de natureza religiosa.

Politica Medieval: o Feudalismo foi uma organização política, econômica e jurídica baseada na posse de terras, prevalecendo as relações de vassalagem e suserania. A sociedade feudal era composta por camadas sociais bem distintas (clero, nobreza e servos)

Politica moderna: O poder era voltado somente aos reis e ao Estado, neutralizando a participação dos cidadãos nas decisões políticas

Politica Contemporânea: A conquista do poder político era a coroação de um fortalecimento econômico da burguesia que havia sido iniciado a partir de finais da Idade Média, com novas formas de produção nas cidades e no campo, além da abertura comercial no Mediterrâneo e das novas rotas marítimas no Atlântico e Pacífico

Religião Antiga: As religiões influenciam a formação e a cultura dos povos, orientando seus adeptos no modo de viver, comer, pensar, entre outros aspectos. Todas elas precisam ser respeitadas.

Religião Medieval: Durante a Idade Média, a Igreja Católica estabeleceu as doutrinas do cristianismo e combateu as heresias.

Religião Moderna: Ao mesmo tempo que as mudanças políticas e econômicas na Europa, alguns religiosos também resolveram revolucionar a fé Em meados do século XVI, desencadeou- se na Europa um movimento de caráter religioso, político e econômico que contestava a estrutura e os dogmas da Igreja Católica: a Reforma Protestante.

Escravidão Antiga: Os escravos vinham amontoados, em condições desumanas, muitos morriam antes de chegar ao Brasil, e seus corpos eram deixados no mar. Quando chegavam às fazendas de açúcar ou nas minas de ouro, eles eram tratados da pior maneira possível

Escravidão Medieval: a maioria dos escravos pertencentes aos cristãos da Iberia eram Muçulmanos, capturado em batalha com os estados Islâmicos do sul da Península, ou capturados do leste do Mediterrâneo e importados para a Península Ibérica pelos comerciantes de cidades como Gênova.

Escravidão Moderna: A escravidão moderna era baseada na troca desses trabalhadores por mercadorias produzidas nas colônias e representou uma importante fonte de lucro e de acumulação de capital para os capitalistas europeus, além de criar as condições de desenvolvimento do mercado mundial capitalista.

Escravidão Contemporânea: o termo trabalho escravo contemporâneo é usado para nomear a situação em que a pessoa está submetida a trabalho forçado, jornada exaustiva, servidão por dívidas e/ou condições degradantes.

Arte Antiga: A arte se ocupava um lugar de destaque na sociedade e várias foram as formas de representar as ações humanas por meio de formas e expressões

Arte Medieval: A arte medieval foi uma arte essencialmente religiosa, marcada pela construção de templos, igrejas, mosteiros e palácios. Ela se desenvolveu em um momento que a Igreja Católica influenciava, supervisionava e filtrava todas as produções científicas e culturais, além disso a arte medieval tinha o intuito de aproximar as pessoas da religiosidade. Suas principais produções foram no campo da arquitetura, da pintura e da escultura.

Arte Moderna: A arte moderna seria o primeiro período artístico que inclui novas formas de se fazer arte, como a fotografia e o cinema, que surgiram durante a Revolução Industrial.

Artre contemporânea: O que realmente mechama atenção na arte Contemporânea é a liberdade de expressão e atitude provocante

Perguntas interessantes