1)Nos primeiros anos do governo Vargas, as organizações operárias sob controle das correntes de esquerda tentaram se opor ao seu enquadramento pelo Estado. Mas a tentativa fracassou. Além do governo, a própria base dessas organizações pressionou pela legalização. Vários benefícios como as férias e a possibilidade de postular direitos perante as juntas de conciliação e julgamento dependiam da condição de ser membro de sindicato reconhecido pelo governo.
Escolha opção correta abaixo e complete a frase:
No contexto histórico retratado pelo texto a relação entre governo e movimento sindical foi caracterizada__________________________________________________________________________________________________
a) Pelo reconhecimento de diferentes ideologias políticas
b) Por um diálogo democraticamente constituído
c)Pelas benesses sociais do getulismo
d) Pela vinculação de direitos trabalhistas a tutela do Estado
2) Resumindo a República velha:
República Velha:
República da espada:
Mandonismo:
Coronelismo:
Clientelismo:
Política dos governadores:
Voto de cabresto:
Política do café com leite:
Movimento operário:
Guerra de canudos:
Revolta da chibata:
Guerra do Contestado:
Coluna Prestes:
(Me ajudem por favor )
Soluções para a tarefa
Ps: Melhor resposta aí, por favor
1) d) pela vinculação de direitos trabalhistas à tutela do Estado.
Os sindicatos foram essenciais para a construção do direito dos trabalhadores na Era Vargas, pois estes passaram a ser um instrumento do governo para fazer a legislação trabalhista.
As alternativas A e B estão erradas porque não existe democracia neste período. Também a C e a E não estão corretas porque o texto não faz menção ao que foi escrito nessas opções.
2) A Primeira República Brasileira, também conhecida como República Velha ou República das Oligarquias, é o período da história do Brasil que se estendeu da proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, até a Revolução de 1930 que depôs seu 13º e último presidente efetivo, Washington Luís.
-A República da Espada foi o período no qual o Brasil foi governado pelos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto entre os anos de 1889 a 1894. Trata-se de uma época caracterizada como uma ditadura militar.
-Modo de vida de quem só pensa em se divertir e usufruir de bens materiais; mundanidade.
-Coronelismo é um brasileirismo usado para definir a complexa estrutura de poder que tem início no plano municipal, exercido com hipertrofia privada – a figura do coronel – sobre o poder público — o Estado —, e tendo como caracteres secundários o mandonismo, o filhotismo (ou apadrinhamento).
-Clientelismo é a troca de bens e serviços por apoio político, sendo a troca algo implícito ou não O clientelismo denota a prática de distribuir empregos, favores e outros benefícios aos seguidores em troca de apoio político.
-A Política dos Governadores ou Política dos Estados foi um acordo durante os primeiros anos da República Velha (1889-1930), em que o Governo Federal apoiava os governos estaduais sem restrições e, em troca, eles faziam uso de seus coroneis ("coronelismo") e elegiam bancadas pró-Governo Federal para a quinta assembleia
-O voto de cabresto é um mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da compra de votos com a utilização da máquina pública ou o abuso de poder econômico. É um mecanismo muito recorrente no interior do Brasil como característica do coronelismo.
-Política do café com leite derivou-se da "Política dos Governadores" e visava a predominância do poder nacional por parte das oligarquias paulista e mineira, executada na República Velha a partir da Presidência de Campos Sales (1898-1902)
-Movimento Operário é um termo que se refere à organização coletiva de trabalhadores para a defesa de seus próprios interesses, particularmente (mas não apenas) através da implementação de leis específicas para reger as relações de trabalho. Em sentido amplo, abrange o conjunto dos fatos políticos e organizacionais relacionados ao mundo do trabalho e à vida política, social e econômica dos trabalhadores.
-Guerra de Canudos ou Campanha de Canudos [1] foi um conflito armado que envolveu o Exército Brasileiro e membros da comunidade sócio-religiosa liderada por Antônio Conselheiro, em Canudos, no interior do estado da Bahia. Os confrontos ocorreram entre 1896 e 1897, com a destruição da comunidade e a morte da maior parte dos 25 000 habitantes de Canudos.
-A Revolta da Chibata aconteceu em novembro de 1910, durante a Primeira República, e manifestou a insatisfação dos marujos com as injustiças presentes na Marinha brasileira.
-A Guerra do Contestado foi um conflito armado que envolveu posseiros e pequenos proprietários de terras, de um lado, e representantes dos poderes estadual e federal brasileiro, de outro, entre outubro de 1912 e agosto de 1916
-DescriçãoA Coluna Prestes foi um movimento político-militar brasileiro ocorrido entre 1924 e 1927 ligado ao tenentismo. O principal motivo para a criação do movimento foi a insatisfação com o governo de Artur Bernardes e o regime oligárquico característico da República Velha, conhecido como política do café com leite.
A opção correta que contempla melhor a política varguista com os sindicatos é:
No contexto histórico retratado pelo texto a relação entre governo e movimento sindical foi caracterizada: Pela vinculação de direitos trabalhistas a tutela do Estado. Alternativa D.
Uma das principais características do Estado novo era o corporativismo, esse é um dos elementos de base desse país, por isso era importante defender direitos trabalhista, de forma a fazer com que a esse estivesse ligado a tutela do Estado.
Dentro desse elemento é importante destacarmos a criação da CLT no Governo Varguista, que é um dos elementos de maior relevância para o movimento trabalhista até hoje, e o sindicalismo se torna mais relevante nesse sentido.
Sobre a República velha e suas características:
- Republica Velha: é o nome dado a Primeira República Brasileira, que foi instaurada em 15 de Novembro de 1889, onde Deodoro da Fonseca assume o cargo de presidente do Brasil. A primeira república brasileira vai de 1889 a 1930, quando ocorre a revolução de 1930 e o início da Era Vargas. A República Brasileira começa com um golpe organizado pelos militares do governo monárquico junto a insatisfação de toda população com os monarcas pelo altos gastos com a guerra do Paraguai, assim surge o primeiro partido republicano. Além dos militares, os cafeicultores e a Igreja Católica também estavam descontentes com os regime monárquico brasileiro. Perdendo o apoio da Igreja, da Burguesia e dos Militares, os três pilares de uma monarquia, os reinantes foram exilados do país perdendo todo o direito a coroa.
- A República da Espada, 1889 a 1894, foi o período em que o Brasil foi governado pelos militares Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto, é um período que pode ser caracterizado como uma ditadura militar. Esse período termina com Prudente de Morais assumindo a presidência do Brasil. Foi durante esse período, em 1891, que a primeira constituição republicana brasileira foi escrita. Foi nessa constituição que fica decidido que o Brasil seria um país Republicano, Federalista, Presidencialista, com sistema eleitoral que marcava o sulfrágio masculino e a separação da igreja e o Estado.
- Mandonismo: é o nome dado para o controle que era exercido por determinados brasileiros, que possuíam grandes propriedades latifundiárias no Brasil, eram os barões do café os considerados "mandões" .
- Coronelismo: Pratica também de controle, só que nesse caso era exercida pelos coronéis a fim de conquistar votos para eleições.
- Clientelismo: Troca de favores entre duas pessoas de classes políticas desiguais. Também uma forma de controle como o coronelismo e mandonismo.
- Política de Governadores: Foi organizada durante o governo Campos Salles, na tentativa de consolidar um aliança entre o poder executivo e legislativo. Nessa política, o governo Federal dava apoio para a eleição das maiores oligarquias de cada estado para formar o poder legislativo, a fim de que esses oligarcas apoiassem as pautas o Executivo no Legislativo.
- Voto de Cabresto: Era uma forma de intimidar da população local, exercida pelo Coronel da região para que fossem conquistados votos para eleger um oligarca ou o próprio coronel. Essa manipulação eleitoral era possível, pois o voto era aberto, todos sabiam em quem os homens maiores de 21 anos e letrados votavam.
- Política Café com Leite: Era o revezamento no poder das oligarquias de Minas Gerais e São Paulo, os estados mais ricos do país.
Movimentos de revolta contra a primeira República:
- Movimento Operário: Ele não teve um período específico, mas é marcado por diversas revoltas de setores operários a partir do século XX. O Brasil já tinha um contingente operário com mais de 100 mil trabalhadores, foi nesse contexto que as reivindicações por melhores salários, jornada de trabalho reduzida e assistência social.
- A Guerra de Canudos: A resistência nordestina no Ceará, liderada por Antônio Conselheiro. Conselheiro era monarquista e buscava a queda da do governo republicano.
- Revolta da Chibata: Foi um motim organizado pelos soldados rasos da Marinha brasileira contra os castigos físicos impostos na epoca. Aconteceu em 1910 na Baía da Guanabara. De maioria negra ou mestiça, a prática dos castigos físicos só acontecia para esses soldados de baixa patente, um dos resquícios da monarquia escravista na primeira república.
- Guerra do Contestado: Disputa política e econômica entre pequenos produtores e grandes latifundiários os estados de Santa Catarina e Paraná, pelo comércio da Erva Mate, foi uma pressão popular contra os grandes proprietários dessa Erva, que queriam forçar a saída dos pequenos produtores.
- Coluna Prestes: A marcha de 25 mil km liderada por Costa-Prestes, movimento tenentista de baixa patente contra o governo oligárquico brasileiro, buscando maior poder ao exército.
Continue nessa linha do tempo e estude sobre a Era Vargas em: https://brainly.com.br/tarefa/18959621