1: Nos feudos, como eram chamados o dono da propriedade e os que teabalhavam no feudo?
2: A sociedade nos feudos eram divididas em três partes. Quais são elas expliquem
3: Na sociedade geudal po que era dificil uma pessoa mudar de classe social?
4: As terras do feudo eram divididas entre os moradores de que forme?
5: Os servos trabalhavam em troca de moradia e proteção, quais eram suas obrigações?
6: Explique como era a corveia, talha, banalides.
7: Expplique como era a estrutura econômica dentro do feudalismo.
8: Explique qual era o objetivo da cavalaria medieval do feudalismo?
9: Quem poderia ser um cavaleiro medieval naquela época, explique.
10:Explique como era a formação de um cavaleiro medieval.
11: Explique como era o juramento de um cavaleiro medieval.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Eram chamados de senhores feudais. Os que trabalhavam eram os camponeses.
2. A sociedade do feudalismo era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses.
3. Durante o Feudalismo a mobilidade social era praticamente inexistente. O indivíduo nascia e morria na mesma camada social: era senhor ou servo por toda a vida, com raras chances de modificar sua condição social.
4. A divisão das terras feudais eram feitas em três categorias:
Manso senhorial, correspondia à metade das terras cultiváveis em todo o feudo, manso servil e manso comunal.
Manso servil tinha natureza dupla: uma posse legal, pertencente ao senhor do feudo; e uma posse útil estabelecida pelo servo.
Manso comunal era compreendido como todos os terrenos da propriedade que poderiam ser utilizados concomitantemente pelo senhor feudal e os seus servos.
5. Os servos possuíam obrigações com os senhores feudais, tinham que pagar impostos.
6. Corveia: trabalhavam sem remuneração por alguns dias da semana em troca de proteção
Talha: um imposto em que o servo era obrigado a ceder parte da produção de suas terras (manso servil) para o senhor feudal.
Banalidades: taxas que os servos pagavam para utilizar o moinho, o forno, o celeiro, entre outros, que eram propriedades do senhor feudal
7. A Economia Feudal era agrária e autossuficiente, dedicada ao consumo local e não ao comércio. As mercadorias eram trocadas por meio de escambo e não de moedas. Sua atividade principal se desenvolveu em meio a um sistema social estamental (camadas sociais) sem mobilidade entre reis, clero, nobres e servos.
8. A cavalaria medieval se constituiu como principal mecanismo de defesa para a proteção dos interesses da nobreza durante o feudalismo. De acordo com a sociedade de ordens na Idade Média, a divisão social era composta pelos que oravam (clero), os que trabalhavam (servos) e os que guerreavam (nobres).
9. A cavalaria medieval era formada por nobres que juravam proteger os interesses da Igreja Católica e do rei. Para se tornar cavaleiro, o nobre dedicava toda a sua vida. Segundo estudiosos do feudalismo, os nobres se ocupavam da guerra permanentemente.
10. Guerreiros bem adestrados, equipados com cavalo e armadura, entravam para o serviço dos senhores feudais, que os recompensavam com terras e vassalos.
11. Esses guerreiros constituíram a base da hierarquia feudal: dependiam de um senhor ou suserano, ao qual se ligavam por juramento de fidelidade e por obrigações vassálicas.
Espero ter ajudado!
Bons estudos. ; )