1-Nos estudos das abordagens semânticas, é preciso compreender que a noção de sentido não decorre da relação entre forma e conteúdo, ou seja, da palavra casa (forma-c+a+s+a) e de seu significado (moradia, lar etc). A língua não funciona como uma etiqueta para o que existe no mundo. Assim, a semântica é uma teoria da linguística que se ocupa das significações.
Para se ter um panorama geral dessa teoria, assinale, conforme estudos no livro de apoio, capítulo 2, a afirmativa que não confere com a definição postulada nesse capítulo a respeito das correntes semânticas.
a)“Os meus filhos são a luz da minha vida” é uma metáfora, entendida como um conjunto de correspondências entre experiências reais e imagens. Esse processo interessa à semântica cognitiva.
b)Na visão da semântica estrutural, o significado deve ser visto na sua relação com o mundo e não com outras palavras da língua.
c)Cabe à semântica histórica o estudo da causa e estrutura dos processos de mudança das significações das palavras em seu enfoque diacrônico (evolução no tempo). Por exemplo, a palavra “tratantes” significava em tempos atrás aquela pessoa que tratava de algo, atualmente pode referir-se a alguém que não cumpre o que promete.
d)A condição de verdade era o que interessava para a semântica formal, construída pelos estudiosos lógicos. Os enunciados deveriam ser reais: “está escuro”. Para esse enunciado, não importava a subjetividade.
e) Para a semântica cognitiva, o significado é de ordem da cognição e não da linguística. Nessa teoria, os esquemas de imagens dão sentidos ao linguístico como, por exemplo, a metáfora e a metonímia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Na visão da semântica estrutural, o significado deve ser visto na sua relação com o mundo e não com outras palavras da língua.
Respondido por
3
Resposta:
letra A
Explicação:
Corrigida no ava
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás