1)
Nos anos 1960, predominava na ciència politica internacional, largamente influenciada pela sua vertente norte-americana, a abordagem classicamente conhecida como
behaviorista (ou comportamentalista).
Porém, o behaviorismo se viu diante de algumas dificuldades, fazendo com que surgissem criticas ao mesmo, que, dentre outras, podem ser representadas por:
( ) A afirmação de que a Ciência Política pudesse vir a ser uma ciência capaz de estabelecer leis como as ciências naturais.
( ) A necessidade da adoção de algum tipo de pesquisa aplicada.
( ) A necessidade de uma redução dos enfoques multidisciplinares, a fim de manter a especificidade da análise da Ciência Politica.
( )O comportamento não seria uma das dimensões do fenômeno politico.
Assinale a alternativa que corresponde à ordem correta de criticas verdadeiras (V) e falsas (F).
Selecione uma alternativa:
O a) F-V-V-F
b) F-F-V-F
OOF-F-F-F
O d) V-F-F-V.
e) F-V-F-V.
Gostaria de saber a resposta correta!?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- a) F - V - V - F.
2- b) path dependence.
3- c) Institucionalismo Histórico, Institucionalismo da Escolha Racional e Institucionalismo Sociológico.
4- d) o desenvolvimento de diálogo com diferentes partes da sociedade em prol do desenvolvimento.
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Alternativa a (F-V-V-F). Nas relações internacionais e ciência política, o behaviorismo dos anos 1960 se caracterizava pelo enfoque quantitativo, baseado em dados, dando peso menor à interpretação, por exemplo, do papel de legislações nacionais e da jurisprudência local.
Behaviorismo na ciência política internacional
Capitaneada pela diplomacia norte-americana, a difusão do enfoque comportamental na década de 60 chegou a ser chamada de "revolução behaviorista".
A principal referência behaviorista é a teoria do psicólogo B. F. Skinner, cujo modelo enfatizava o papel do reforço, estímulo e resposta. Na ciência política internacional, o arcabouço teórico incorpora a teoria dos sistemas.
As alternativas da questão avaliam críticas ao modelo behaviorista aplicado à política internacional:
- I. Incorreta. O enfoque behaviorista não tem por objetivo primário criar leis como as das ciências naturais, mas sim adotar o método quantitativo que pode compartilhar com elas.
- II. Correta. Dificuldade de definir parâmetros para a pesquisa aplicada em ciência política é um obstáculo, já que a teoria behaviorista pretendia não ter foco sobre jurisprudência ou hermenêutica jurídica.
- III. Correta. A abordagem de modelo comportamental buscava limitar a ciência política e o direito internacional à compreensão dos esquemas de causas e efeitos. Uma crítica era o papel menor conferido, por exemplo, ao direito comparado.
- IV. Incorreta. Tanto o enfoque behaviorista quanto o tradicional levam em conta práticas comportamentais.
Continue aprendendo sobre behaviorismo aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/49461982
#SPJ1