1. No trecho “Talvez eu devesse”, no início do texto, há uma: *
1 ponto
a) incompreensão do fato, pois a autora não entende como se deve pensar o Brasil e tem receio de se enganar.
b) incerteza do fato, pois o modo verbal subjuntivo expressa dúvida em relação ao fato relatado no texto pela autora.
c) indiferença ao fato, pois o modo verbal subjuntivo expressa indiferença e dúvida quanto aos fatos relatados no texto pela autora.
d) indignação com o fato, pois a autora não concordava com o taxista sobre o que ele dizia sem parar referente às belezas do Brasil.
2. Segundo a autora, o que seria “pensar no Brasil”? *
1 ponto
a) “Pensar no Brasil” seria acreditar ter visto tudo, no sentido de saber muito sobre a vida e o comportamento humano.
b) “Pensar no Brasil” seria ter uma visão otimista como um taxista que dirige um carro de luxo pela cidade do Rio de Janeiro.
c) “Pensar no Brasil” seria pensar na crença de que algumas pessoas são otimistas por ignorância e não pela incapacidade de pensar.
d) “Pensar no Brasil” seria refletir sobre a fala do taxista que discorria sem parar sobre as belezas da cidade do Rio de Janeiro e da vida no Brasil.
Soluções para a tarefa
b) incerteza do fato, pois o modo verbal subjuntivo expressa dúvida em relação ao fato relatado no texto pela Autora
d) “Pensar no Brasil” seria refletir sobre a fala do taxista que discorria sem parar sobre as belezas da cidade do Rio de Janeiro e da vida no Brasil.
1. No trecho “Talvez eu devesse”, no início do texto, há uma incerteza do fato, pois o modo verbal subjuntivo expressa dúvida em relação ao fato relatado no texto pela autora. Aternativa correta letra B.
2. Segundo a autora “pensar no Brasil” seria refletir sobre a fala do taxista que discorria sem parar sobre as belezas da cidade do Rio de Janeiro e da vida no Brasil.
Referente à primeira questão, vemos que o modo verbal subjuntivo foi utilizado para indicar um fato incerto, uma incerteza, uma dúvida. Este modo verbal caracteriza-se por sua dependência à outro verbo, e desse modo, comumente o vemos em orações subordinadas.
A forma Devesse, corresponde ao Pretérito mais-que-perfeito, e apenas é utilizado na forma composta. Exemplos:
- Se ele fosse tão uma pessoa agradável, teríamos saído com ele
- Se eu te devesse eu te pagaria
Em relação à segunda questão vemos que Lya Fett Luft, escritora e tradutora brasileira, compartilha com seus leitores suas reflexões acerca da situação do Brasil e seu descontentamento à respeito.
Sugere que as belezas e boa vida do Brasil, estão apenas em palavras, já que como vemos, um idoso de 80 anos ainda trabalha dirigindo seu táxi. A autora quer mostrar um contraste, quer fazer um questionamento, como um idoso que deveria estar descansando ainda está a trabalhar? Porém, ele mostra felicidade ao trabalhar em uma cidade como o Rio de Janeiro.
Subtendesse uma revolta da autora com a situação do Brasil, que segunda ela, considera:
- Complicada
- Conflitante
- Insatisfatória
Continue aprendendo sobre a escritora Lya Luft em:
https://brainly.com.br/tarefa/21676434
Bons estudos!