1- No trecho desta questão predomina a linguagem informal . As marcas de uma variante linguística mais informal podem ser obeservadas , por exemplo , na falta de concordância entre os substantivos e as palavras que o determinam . A fia de Chico Brito De tanto piscá os óio , já tô ficando zarolho . De tanto chamá com a mão , na mão já tenho inté bolha já fiz duzenta novena , já me cansei de rezá , Meus cutuvelo ta inchado , de no portão debruçá . Mas caso de quarqué jeito , caso inté , uh... . Nesse trecho , as marcas de informalidade tornam - se positivas e adequadas , já que constituem um recurso expressivo com o obejetivo de : a) Denunciar a ineficácia de ensino de Lingua Portuguesa nas escolas. b) Enfatizar os de desvios gramaticais cometidos por muitos brasileiros. c) Questionar o uso que se faz da língua em determinadas regiões do país. d) Valorizar as especificidades presentes na fala de um grupo de indivíduo.
Soluções para a tarefa
As marcas de informalidade tornam-se positivas e adequadas porque pretendem valorizar as especificidades presentes na fala de um grupo de indivíduo.
Resposta: letra D
As outras alternativas são falsas porque:
a) Denunciar a ineficácia de ensino de Lingua Portuguesa nas escolas.
Isso depende do contexto. Neste caso a resposta é inapropriada, pois visa valorizar a especificidades de um grupo.
b) Enfatizar os de desvios gramaticais cometidos por muitos brasileiros.
Isso depende do contexto. Neste caso a resposta é inapropriada, pois visa valorizar a especificidades de um grupo.
c) Questionar o uso que se faz da língua em determinadas regiões do país.
O enunciado afirma que é positiva e adequada as marcas de informalidade. Logo, neste contexto não visa questionar o uso da língua.
Bons estudos!!