1)
No texto "As formas elementares da vida religiosa", de Durkheim, hão uma tentativa de compreender função da religião para as relações entre indivíduo e sociedade. Analise as afirmações abaixo sobre esse tema:
I - Para Durkheim, a religião não tem nenhuma função social e, portanto, está fadada ao desaparecimento.
II – Para Durkheim, as representações religiosas devem ser entendidas como representações coletivas que exprimem realidades sociais.
III – Segundo Durkheim, os rituais permitem que a sociedade atualize a si própria e a religião cumpre também essa função.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Estão corretas as afirmações I e II.
b)
Estão corretas as afirmações I e III.
c)
Estão corretas as afirmações II e III.
d)
Somente a afirmação I está correta.
e)
Somente a afirmação II está correta.
3)
Os rituais são um dos temas mais tradicionais da Antropologia, estando presente em diversas análises clássicas e também contemporâneas. Considere as afirmações abaixo sobre o tema:
I – Através da análise dos rituais é possível entender determinados aspectos da relação entre indivíduo e sociedade. Além disso os rituais ajudam nos processos de cooperação entre os indivíduos.
II – Os rituais são relevantes para a compreensão de sociedades tradicionais e de pequena escala, mas não contribuem para a compreensão das sociedades modernas.
III – Os rituais são eventos especiais, únicos, críticos, ou seja, eventos não cotidianos, eles estão presentes em sociedades tradicionais e também nas sociedades ocidentais.
Alternativas:
a)
Estão correta as afirmações I e III.
b)
Estão corretas as afirmações I e II.
c)
Estão corretas as afirmações II e III.
d)
Está correta somente a afirmação I.
e)
Está correta somente a afirmação II.
5)
A antropóloga brasileira Mariza Peirano, aponta alguns elementos importantes no que se refere à análise de rituais, sendo uma das autoras obrigatórias para quem quer se dedicar ao tema. Considere as afirmações abaixo sobre a reflexão da autora sobre os rituais.
I - Para Peirano, a definição do que é um ritual sempre se dá a partir de uma etnografia, ou seja, devemos saber o que nativos pensam sobre determinado evento, para só depois conceitua-lo como um ritual.
II – Para Peirano, existe, nos rituais, um certo grau de convencionalidade, de redundância, que combinam palavras e gestos.
III – Para Peirano, rituais só existem em sociedades indígenas, já que nas sociedades ocidentais esses eventos deixaram de existir, pois não tem mais nenhuma função.
Assinale a resposta correta:
Alternativas:
a)
Estão correta as afirmações I e III.
b)
Estão corretas as afirmações II e III.
c)
Estão corretas as afirmações I e II.
d)
Está correta somente a afirmação I.
e)
Está correta somente a afirmação II.
6)
Na obra "Carnavais, Malandros e Heróis", de Roberto Damatta, temos a demonstração da importância dos rituais em sociedades tradicionais e em sociedades modernas. Considere as afirmações abaixo sobre o trabalho de Damatta:
I – Para Damatta, a análise dos rituais em sociedades modernas ajuda a compreender a ideologia dominante e o sistema de valores da sociedade.
II – Para Damatta, nas sociedades modernas e individualistas, o ritual deixou ter importância, tal qual acontece em sociedades de pequena escala.
III – Para Damatta, apenas os rituais oficiais e de Estado podem ser analisados, pois estes possibilitam a transmissão de valores importantes, diferente do que acontece no carnaval.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Estão corretas as afirmações I e II.
b)
Estão corretas as afirmações I e III.
c)
Estão corretas as afirmações II e III.
d)
Somente a afirmação I está correta.
e)
Somente a afirmação II está correta.
7)
Vitor Turner pode ser considerado um dos principais teóricos quando se trata de análise de rituais, em suas discussões a ênfase recai sobre os ritos de passagem, que contém três fases. Considere as afirmações abaixo sobre a abordagem de Turner:
I – Segundo Turner, os rituais têm três fases: a fase da separação, a fase limiar e a fase de reagregação A fase limiar é marcada por ambiguidades.
II – Segundo Turner, nos rituais de passagem temos três fases centrais: a fase de separação, a fase limiar e a fase de reagregação, sendo a fase limiar a última presente em um ritual.
III - A fase da reagregação é caracterizada pela consagração da passagem, e novamente o sujeito ritual passa a ter um estado relativamente estável.
Assinale a resposta correta:
Alternativas:
a)
Estão corretas as afirmações I e II.
b)
Estão corretas as afirmações I e III.
c)
Estão corretas as afirmações II e III.
d)
Somente a afirmação I está correta.
e)
Somente a afirmação II está correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Explicação:
Perguntas interessantes