1- No texto 1, o eu lírico se refere à figura "Velho negro"
a. Qual a Diferença de sentido entre a expressão negro velho e velho negro?
B. Quem é o "Velho negro" do poema? A expressão se refere a um único homem ou a mais de um? Justifique sua resposta.
C. De que época e lugar é o "Velho negro"
D. Como o "Velho negro" é tratado em todos os lugares onde vive ou viveu?
E. Qual é a identidade cultural desse "Velho negro"? Justifique sua resposta com elementos do texto.
2- Dê uma interpretação ao último verso do texto 1.
Soluções para a tarefa
Olá,
1. A) Na poesia de Agostinho Neto, quando o eu-lírico diz "velho negro" está se referindo, na verdade, a todos os negros na condição de escravos, enquanto que "negro velho" basicamente significa um negro de idade avançada.
B) No poema a expressão "Velho negro" é mais de um homem, tratando-se de todos os negros que viviam nas condições precárias e desumanas da escravidão.
C) A época e lugar do "velho negro" é basicamente o Brasil Colonial, que se estende também ao império. Vale lembrar que os negros viviam nas senzalas.
D) O "velho negro" é tratado com desumanidade, é escravizado, perde sua pátria e até mesmo sua fé, e sem qualquer poder de escolha.
E) A identidade cultural do velho negro é da matriz africana e as diversas culturas e etnias que lá haviam, mas eles perderam parte dessa identidade, segundo o trecho "Perdeu a pátria e a noção de ser".
2) Podemos tratar o último verso como uma ironia, pois os poetas realizavam escritos de empatia aos negros, mas jamais passaram pelas mesmas situações que eles.
Abraços!
1 / A - A expressão “negro velho” se refere a um indivíduo de pele negra do sexo masculino que se encontra em uma idade já avançada e a expressão “velho negro” se refere ao negro histórico, aquele que continua recebendo o mesmo tratamento de outrora.
B - O “velho negro” apresentado no poema se refere a todos os negros que vivem atualmente longe de sua terra mãe, a África.
C - Como dito nos versos “perdido no tempo / e dividido no espaço”, o “velho negro” retrata todos os negros que existem e existiram, tanto aqueles que viveram no passado, quanto aos de hoje.
Em relação ao lugar, ainda levando em consideração os versos citados, não existe um lugar específico onde vive/viveu o “velho negro”, pois ele se encontra ocupando todas as regiões do planeta.
D - Em todos os lugares onde viveu ou vive, o “velho negro” vem sofrendo com exploração, tortura, desamparo e marginalização.
E - Por estar separado de sua pátria, o “velho negro” não possui mais uma identidade. Ela ficou em sua terra mãe, sendo separado dele no momento em que foi forçado a deixá-la.
2 - Nos últimos versos do poema o eu lírico satiriza aqueles poetas negros que não defendem sua raça e nem lutam pela causa do negro.
A Escravidão Africana no Brasil
Durando mais de três séculos, a escravidão africana no Brasil começou com a colonização portuguesa das terras brasileiras. Os africanos eram, então, retirados de sua terra e trazidos em tumbeiros como mão de obra escravizada.
Um dos fatores que contribuíram com a escravidão africana no Brasil foi a diminuição de índios escravizados em relação ao grande número de trabalho destinados a eles.
Conheça mais sobre Escravidão Africana aqui: https://brainly.com.br/tarefa/37462861
#SPJ3