1) No século XVIII, o químico francês Antoine Lavoisier, determinou a lei da ação das massas, essa lei diz que toda reação química realizada em sistema fechado, a massa dos reagentes deve ser igual a massa dos produtos, uma vez que nada irá se perder para a vizinhança (meio ambiente), criando assim, a famosa frase que diz, na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma. Seguindo o critério de Lavoisier, realize o balanceamento para as equações químicas a seguir:
a) Zn3(AsO4)2 + CaCO3 → ZnCO3 + Ca3(AsO4)2
b) Fe4(P2O7)3 + Sn3(SbO4)4 → FeSbO4 + SnP2O7
c) Fe2(CO3)3 + H2SO4 → Fe2(SO4)3 + H2O + CO2
C) CO2 + H2O → C2H6O + O2
Soluções para a tarefa
Resposta:
Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas, que recebeu o nome de Lei de Lavoisier em homenagem ao seu criador. Esse cientista foi considerado o pai da química moderna, e sua lei se baseia no seguinte:
Lavoisier fez inúmeras experiências nas quais pesava as substâncias participantes, antes e depois da reação. Lavoisier verificou que a massa total do sistema permanecia inalterada quando a reação ocorria num sistema fechado, sendo assim, concluiu que a soma total das massas das espécies envolvidas na reação (reagentes), é igual à soma total das massas das substâncias produzidas pela reação (produtos), ou seja, num sistema fechado a massa total permanece constante.
Essa lei também pode ser enunciada pela famosa frase: "Na Natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma".
Para compreender melhor a Lei de Lavoisier considere a experiência: Coloca-se 65 g de zinco dentro de um vidro contendo 98 g de ácido sulfúrico e em seguida fecha-se o vidro. Na reação química que ocorre entre as duas substâncias há formação de sulfato de zinco e desprendimento de hidrogênio. A massa do sulfato de zinco somada com a massa do hidrogênio desprendido será de 163 g.
Através do experimento podemos chegar à mesma conclusão que Lavoisier: Em um sistema fechado, quando duas ou mais substâncias reagem entre si, a massa total dos produtos é igual à soma das massas dos reagentes. Durante as reações químicas não há criação nem perda de massa, o que ocorre é a transformação das substâncias reagentes em outras substâncias.
Explicação:
espero ter ajudado e também espero ter essa resposta como melhor resposta por que eu preciso 2 de melhor resposta pra ir pro próximo nível :D :)