1. "No século XVIII, as noções de liberdade e igualdade avançaram com a original concepção
política firmada na vontade geral (do povo), elaborada pelo "cidadão de Genebra" (Suíça) Jean
Jacques Rousseau (1712-1778). Aspectos avançados do seu pensamento decorrem do
entendimento de que cada cidadão pode transferir sua liberdade e seus bens apenas para a
comunidade (interpretada como corpo único) da qual ele faz parte" (ARANHA e MARTINS, 2016
p. 249). A partir do trecho e de seus conhecimentos sobre a filosofia política de Rousseau,
correto afirmar que o contrato social...
A) origina-se da discórdia entre os indivíduos, por isso uma das principais frases do
pensador é a seguinte: "o homem é lobo do próprio homem".
B) para ser legítimo tem a sua origem no consentimento unânime entre os individuos.
caso, cada sujeito se aliena de forma total ao abdicar sem reservas de todos os se
direitos em favor da comunidade. No entanto, tendo em vista que cada um é pa
integrante da comunidade, ao abdicar de sua liberdade pelo pacto, ou seja, em prol
obediência da lei, acaba por obedecer a si mesmo e, assim, é livre.
C) expõe que obedecer à vontade geral consiste em algo ilusório e metafisico.
D) antecede ao estado de natureza, já que consiste em um termo pré-civil.
E) Tem origem no estado de natureza, pois o homem é por natureza um animal social
Soluções para a tarefa
Resposta: letra B
Explicação:B) para ser legítimo tem a sua origem no consentimento unânime entre os individuos.
caso, cada sujeito se aliena de forma total ao abdicar sem reservas de todos os se
direitos em favor da comunidade. No entanto, tendo em vista que cada um é pa
integrante da comunidade, ao abdicar de sua liberdade pelo pacto, ou seja, em prol
obediência da lei, acaba por obedecer a si mesmo e, assim, é livre.
A teoria de Rousseau baseia-se na ideia de que, para ser legítimo, o contrato social tem a sua origem no consentimento unânime entre os individuos. Logo, a alternativa B está correta.
Para Rousseau, soberano é o corpo coletivo que expressa, através da lei, a vontade geral.
Para o filósofo francês Jean-Jacques Rousseau, o homem é bom, livre e feliz no estado de natureza. Os vícios e a corrupção resultam da vida em sociedade.
Rousseau afirmava que o homem nasce livre, mas encontra-se acorrentado aonde quer que olhe. O homem, bom por natureza, é assim acorrentado pelo Estado e pela sociedade política, representantes da desigualdade entre os homens.
Ironicamente, o Iluminismo, movimento que tem em Rousseau um grande alicerce, alcançou seu ápice prático na Revolução Francesa que, teoricamente, se inicia com imensa confiança na razão como motor para se alcançar uma República virtuosa. Acabou, contudo, após as guilhotinas e o terror de Robespierre, gerando um reino de medo e, posteriormente, um império despótico comandado por Napoleão.
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