1- No século XVI, a escravidão era uma instituição conhecida entre diversas sociedades do continente africano. Porém, a escravidão na África era diferente daquela que passou a ser realizada pelos europeus.
a) Como era o funcionamento da escravidão entre algumas sociedades da África?
b) Quanto ao funcionamento do sistema escravista implantado pelos europeus a partir do século XVI, qual era a principal característica desse sistema e em que ele se diferenciava da escravidão antigamente existente na África?
Soluções para a tarefa
B) A principal característica do escravismo europeu era o comércio, eles vendiam os escravos como mercadoria gerando um grande mercado escravista, a principal diferença era que os africanos capturavam os perdedores e os europeos compravam e revendiam para gerar riquezas
A - A escravidão nas sociedades africanas era uma instituição econômica que colocava os povos conquistados sob o controle dos povos conquistadores, obrigando-os a trabalhar para os conquistadores ou pagar-lhes tributos. Contudo, os escravos tinham liberdades culturais e religiosas e, em muitos casos, liberdade de movimento.
Este modelo que existia na África era muito semelhante ao modelo antigo de escravidão, e em muitos casos os escravos poderiam mesmo atingir posições de destaque social desde que pagassem aquilo que deviam aos seus "senhores"
B - A principal diferença nos dois sistemas era o aspecto do racismo, que era a base do sistema europeu e que não existia (ou, não de forma tão expressiva) no sistema africano, de modo que os escravizados africanos eram vistos nas colônias europeias como seres inferiores, abaixo da humanidade, e que por isso podiam ser tratados de forma vil e cruel, enquanto que na África os escravos eram vistos da forma tradicional, ou seja, como pessoas socialmente submissas, mas que ainda eram dignas e deveriam ser respeitadas.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/20622237