1) No Renascimento, acusavam-se os escolásticos de privilegiar o magister dixit, que em latim significa "o mestre disse". Pense como, ainda hoje, o principio de autoridade é um risco que ameaça a autonomia do pensar. Elabore um texto dissertativo, argumentando sobre a autoridade do argumento e o argumento da autoridade. Estabeleça seu entendimento sobre a diferença entre se usufruir de uma autoridade e respeito adquiridos pela força de seus argumentos e pela lógica de suas ações, ou, o uso da autoridade como argumento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Acredito que a autoridade quando usada em preceitos errados, de forma autoritária e sem liberdade de expressão pode acabar deixando com que o outro não pense sozinho, não fale as coisas que pensa e acabe vivendo apenas no automático.
Assim, isso pode prejudicar a liberdade de expressão, acabar fazendo com que a sociedade seja conivente com tudo que o autoritário fale e faça.
Isso acontece muito em culturas antidemocráticas
Espero ter ajudado :)
Resposta:
Muitas vezes em debates, se usava o argumento de autoridade no intuito de calar o outro, o que transformava o debate em um monólogo que nao estimula o processo de argumentação.
A autoridade de argumento se sustenta pelo mérito, que é a qualidade de fundamentação de um bom argumento, ou seja, aberto para opiniões e ideias.
O argumento tem que ser bem estruturado, elaborado, organizado e aprofundado. Tudo isso usando fontes de pesquisa, tendo pensamento crítico e racional. E como ja disse acima, o debate deve permanecer aberto para questionamentos. Ideias plurais e nao monolíticas.
qualquer dúvida sobre filosofia, pode me mandar mensagem no meu instagram!
@carineolivveira