1) No referente às diferenças entre ÉTICA e MORAL a opção CORRETA: *
10 pontos
A. A ÉTICA não é impositiva, é reflexiva. É a reflexão filosófica sobre as noções e os princípios que fundamentam a vida moral. Perguntas como: “o que são o bem e o mal?”; “por que devo fazer isto e não outra coisa?” lhe são características. Enquanto a MORAL é o conjunto de regras que determinam os comportamento dos indivíduos em um determinado grupo social. Assim, aque-le que acata as suas regras age bem, já aquele que as transgride, age mal.
B. A ÉTICA é impositiva, constitui-se de princípios que fundamentam a vida moral. Origina-se na sociedade e responde a questões como: “o que devo fazer?”; “o que posso fazer?”; “O que é certo e o que errado?”. Enquanto a MORAL é particular, é uma escolha e decisão do sujeito que determinam o seu comportamento em um determinado grupo social.
2) No que refere-se aos constituintes do campo ético denominados SENSO e CONSCIÊNCIA MORAIS, assinale o que for INCORRETO: *
10 pontos
A. A consciência moral depende apenas de nós mesmos, nasce de nossa capacidade de decidir e escolher (deliberar). O senso moral é nosso referencial moral exterior; isto é, vem da sociedade e da cultura.
B. A consciência moral vem da sociedade, das leis, da cultura, dos meios familiares e de convivên-cia, e, é daí que formamos nossos sentimentos morais. O senso moral é avaliativo e pessoal.
3) No que diz respeito aos JUÍZOS DE FATO (OU REALIDADE) e os de VALOR, analise as alternativas abaixo e assinale o que for INCORRETO: *
10 pontos
A. Se di os “está chovendo”, estaremos enunciando algo constatável por qualquer um de nós e o juízo proferido é um juízo de fato. Se, porém, dissermos “a chuva é boa” ou “a chuva é bela” estaremos interpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, proferimos um juízo de valor.
B. Os juízos de fato são utilizados na religião, na política, no direito e nas artes. Já os juízos de va-lor, nas ciências
C. Juízos de fato são aqueles que dizem o que são, como são e por que são as coisas. Juízos de va-lor, por sua vez, avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, es-tados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.
4) Quanto às contribuições do filósofo grego Sócrates de Atenas à história da filosofia e da ética analise as alternativas abaixo e assinale o que for INCORRETO: *
10 pontos
A. A filosofia antiga se divide em antes e depois de Sócrates; ou seja, nos períodos Pré Socrático, Socrático e Pós Socrático / Helenístico.
B. Tido como um "incansável perguntador", Sócrates habitualmente embaraçava os atenienses questionando-os, entre outras coisas, sobre suas virtudes e seus costumes.
C. A filosofia de Sócrates começava com conhecimento e aceitação da moral e dos bons costu-mes.
5) Tradicionalmente a filosofia socrática-platônica é marcada por severa oposição à escola sofista. E, no que diz respeito a estes dois modos distintos de concepções, assinale abaixo a única a proposição FALSA: *
10 pontos
A. Enquanto Sócrates e Platão afirmavam a impossibilidade das ideias universalmente válidas, os Sofistas buscavam a essências das coisas.
B. Sócrates afirmava que o princípio do conhecimento era o autoconhecimento, daí a sua célebre frase “conhece a ti mesmo”, enquanto os Sofistas fundamentavam seus ensinamentos no en-sino da arte da retórica; isto é, eram mestres nas artes da argumentação, da eloquência (bem falar; discurso agradável, objetivo e claro), e da persuasão (arte do convencimento, ato de in-fluenciar).
C. A ética socrática-platônica de modo muito resumido, consistia no domínio da razão em relação às paixões (sentimentos, afetos, tendências, emoções). Já os Sofistas não constituíram uma ética propriamente dita, mas neste campo também pregavam o subjetivismo e o relativismo.
6) No que diz respeito à teoria ético-política platônica, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa FALSA (única opção): *
10 pontos
A. Platão era contra o sistema democrático, por entender que a maior parte das pessoas são “pri-sioneiras do mundo sensível” e portanto não tinham conhecimento suficiente para a prática po-lítica.
B. O ideal político platônico do governo do sábio se justifica com as ideias de justiça e bem comum.
C. O Estado idealizado por Platão é Democrático, cujo o poder estaria concentrado nas mãos do povo.
D. Produtores, guardiões (ou soldados) e governantes são os grupos sociais idealizados por Platão.
E. Platão propõe uma cidade harmônica perfeita cuja divisão da sociedade se fundamenta na divi-são tripartíde da alma.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Explicação:
Da para adicionar uma de cada vez ou pelo menos separar ?
effectwoodz:
Se você responder as perguntas seriamente posso fazer
Perguntas interessantes