História, perguntado por lm187406, 10 meses atrás

1-No que se refere a independência do Brasil, identifique as duas interpretações sobre o movimento Pernambuco de 1817.

2- tome posição nesse debate, expressando e justificando a sua opinião.

Soluções para a tarefa

Respondido por laysfernanda0901
615

1-Alguns afirmam que esse movimento foi um dos marcos principais do processo de independência do Brasil; outros, afirmam que esse movimento não teve relação, pois seu projeto era republicano e visava á separação de algumas províncias do atual Nordeste do Brasil. ( peguei essa resposta do primeiro paragrafo do texto)

2- E uma resposta pessoal, vc tem que colocar sobre qual lado vc está de acordo com a primeira resposta.


andressaborges046: 1- A interpretação sobre a independência do Brasil provocou e ainda provoca muitas divergências. Alguns historiadores interpretam a Revolução Pernambucana de 1817 como um dos Marcos principal do processo da Independência do Brasil . Final outros, porém afirmam que esse movimento não teve relação com a conquista brasileira, pois seu projeto era público e visava a separação de algumas províncias do atual Nordeste do Brasil.
andressaborges046: 2- a revolução Pernambucana não teve relação com a conquista brasileira,pois seu projeto era republicano e visava à separação de alguma província do atual Nordeste do Brasil.
Respondido por EduardoPLopes
103

1 - As duas interpretações são a interpretação republicana (e liberal), que via o movimento como uma  tentativa de conquistar a independência, mesmo que parcial, e a liberdade política de um povo colonizado e a interpretação nativista, que via no movimento apenas uma tentativa de expandir o poder político das elites locais.

2 - Ambas as posições podem ser defendidas, já que havia elementos tanto de nativismo quanto de liberalismo na tentativa revolucionária de Pernambuco. Independente disto, foi um movimento político simbolicamente importante, pois marcou o esgotamento do modelo de colonização no Brasil e foi um dos passos em direção a nossa independência, que ocorreu cinco anos depois.

Perguntas interessantes