Português, perguntado por psuellen71111, 11 meses atrás

1- No quarto parágrafo do texto o autor afirma que as agências filantrópicos se transformam em "pilantropicas" quando cometem irregularidades .


A) Do ponto de vista fonologico ( pronúncia ) o que mudou de uma palavra para a outra?

B) E do ponto de vista morfológico ( estrutura/forma da palavra) ?

C) Qual foi a mudança de sentido obtida por essas alterações ?

2 - No texto, Damatta afirma que, ao fazer pilantropia , as instituições substituem altruísmo por egoísmo .

A) Como é possível relacionar filantropia e pilantropia e altruísmo e egoísmo ?


3- Considere o sentido global do texto. O que o título "Filantropias" da a entender ?


4- Segundo o Dicionário Houaiss da língua portuguesa, metabolismo é o "conjunto de transformações, num organismo vivo, pelas quais passam ás substâncias que o constituem". Qual é o sentido da palavra metabolizar no primeiro parágrafo do texto?

5- Uma das características do humor é pôr em evidência, e forma crítica, os desvios da sociedade.Como o trocadilho entre as palavras filantropia e pilantropia ilustra isso?


6- Apesar de construído em torno desse trocadilho, o texto não é humorístico. Localize e registre o único trecho em que ha um tom de comicidade e informalidade.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por JuarezJr
45
Olá.

1.
a) Houve substituição do fonema /f/ pelo fonema /p/.
b) Não houve mudança morfológica. A estrutura e a forma das palavras "filantrópicas" e "pilantrópicas" são semelhantes.
c) Enquanto "filantrópicas" apresenta sentido positivo, "pilantrópicas" apresenta sentido negativo, pois se refere a ações irregulares que atendem a interesses particulares.

2.
a) Filantropia está relacionado ao altruísmo, pois seu objetivo é ajudar os mais necessitados. Já pilantropia está relacionado ao egoísmo, já que beneficia apenas aqueles que estão no comando de tais instituições.

3. De que há "filantropias e filantropias", ou seja, existe a verdadeira filantropia, que busca ajudar a quem realmente precisa, e a filantropia de fachada, que na verdade atende apenas a interesses de poucos.

4. "Metabolizar" têm o sentido de transformar, só que, no contexto apresentado, não é o alimento, mas o termo "filantropia", que pode ter seu sentido original alterado.

5. A partir desse trocadilho, o autor ironiza o comportamento irregular e egoísta de certas instituições filantrópicas.

6. "Se fosse milionário, instituiria uma fundação para atender alunos brasileiros de antropologia com mais de dois filhos e que gostassem de ler os grandes romancistas..." (o autor brinca com a própria situação difícil pela qual passou enquanto era estudante de antropologia).


Espero que ajude.
Bons estudos!

psuellen71111: muito obrigado
Perguntas interessantes